29 de set. de 2008

Classe cultural legitima Fórum Permanente de Cultura de Sinop

Neste sábado (27/09) nas dependências da Casa Brasil, realizou-se a primeira reunião do Fórum Permanente de Cultura de Sinop, a participação de coletivos como núcleo de cultura da Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso, Grupo de Capoeira ACALF – Associação de Capoeira Lídio Filho, CUFA – Central Única das Favelas, Movimento Estudantil MUDANÇA, Produtores, Músicos, e a assessora da área jovem do Deputado Federal Carlos Abicalil, Srta. Elen.

Anderson Maciel, coordenador da Central Única das Favelas, fez a abertura do Fórum explanando sobre a proposta dos conceitos do fórum, ressaltando que a classe precisa exercer seu protagonismo para que o Fórum tenha continuidade, regularidade e sustentabilidade e citou como exemplo que enquanto gestores culturais os membros da CFA, já realizam em Sinop a 3 anos a Prévia do Festival Consciência Hip Hop, projeto vitrine em produção cultural, um projeto que favorece a fruição cultural, beneficiando públicos de diversas naturezas nas diferentes áreas artístico-culturais. Tanto que para a próxima edição marcada para o dia 15 de novembro do corrente ano, a Prévia contara com atrações regionais como a Banda de Rock Macaco Bong, o Instrumentistas matogrossense de maior visibilidade nacional Ebinho Cardoso, a banda de Rap Linha Dura, Grupo de Teatro da Igreja Batista Nacional, alem de uma tenda com um dos mais conceituados estúdios de tatuagem do estado o 2 Loko Tatoo.

Erick Diego do Grupo ACALF, levantou a questão da formação do conselho municipal de cultura, onde nunca se viu sobre uma conclamação da classe a cerca da nomeação e/ou eleição dos membros da classe, e propôs que através do Fóruma possamos exercer um papel mais ativo e mais vigilante quanto ao conselho.

Maicon Douglas, rapper, solicitou ainda que fosse levantada se existe de fato um edital para apresentação dos projetos culturais para a lei municipal de incentivo a cultura, pois nunca chegou ao seu conhecimento esta informação.

Tiago Pereira do Movimento MUDANÇA, colocou a importância de criamos um fórum on line, para que possamos fortalecer a cena cultural do município e continuarmos também com periódicas reuniões presenciais, mas que num processo mais ágil possamos discutir a formação de um plano municipal de Cultura.

Patrícia Assunção produtora do eventos da CUFA, aproveitou o gancho e no mesmo viés socializou as datas de 10, 11 e 12 de outubro marcadas para realização de um seminário, onde se discutira o Plano Nacional de Cultura, no município de Cuiabá.

Diante todas as participações foi criada uma comissão de 03 pessoas, formadas pelos segmentos presentes para junto ao poder executivo municipal, realizarem um levantamento de todos os atos do executivo relativos a cultura municipal de Sinop, e assim que pronto o levantamento marcarmos uma nova reunião presencial para que assim subsidiados possamos definir ações estratégicas no objetivo de uma melhor cultura para a sociedade sinopense.

O jovem Yuri, da área cultural da Unemat, ficou incumbido de ser o moderador do grupo de discussões on line do fórum permanente de cultura de Sinop.

A Secretaria Jovem, do Deputado Carlos Abicalil, se comprometeu de num curto espaço de tempo, estar viabilizando a vinda do Deputado ao município de Sinop, para que participe de uma reunião do Fórum Permanente de Cultura de Sinop, para que juntos possam debater e definir ações que contribuam para o desenvolvimento cultural de Sinop e de toda região norte de Mato-Grosso.

Então vocês artistas, gestores, comunicadores e agentes culturais que atuam no município de Sinop, em breve teremos nossa próxima reunião presencial, e procurem a casa brasil para deixarem seus dados e serem inclusos no fórum virtual.

Nenhum comentário: