18 de mar. de 2009

Sinop realiza 1° Mobilização da “Conferência Municipal de Segurança Pública”:


Por: Cíntia Michelli

Aconteceu em Sinop segunda-feira 16/03 a primeira mobilização da “Conferência Municipal de Segurança Pública”, com os representantes da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Segurança Pública” que será realizada no município no dia 17/04, A CUFA ( Central única das Favelas), por sua vez esteve presente nesta mobilização assim como Policiais civis, militares, bombeiros militares, Poder Judiciário, prefeitura municipal, CDL, segmentos sociais organizados e os mobilizadores estaduais, major PM Vancley Rodrigues e tenente coronel PM Zózima Sales, se reuniram na sede da OAB para tratar da realização da Conferência.

As etapas regionais e a Conferência servirá para que cada município discuta as peculiaridades regionais que serão apresentadas na “1ª Conferência Estadual de Segurança Pública”, que acontece de 18 a 20 de junho, em Cuiabá. CONSEG - A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Anderson Maciel, Coordenador da CUFA, participa das comissões estadual e nacional da Conferência, o mesmo faz da parte da comissão de mobilização de Sinop. “É muito importante para o nosso segmento a participação na Conseg porque também desenvolvemos trabalhos de prevenção à violência e ressocialização. A nossa proposta tem vários pontos em comum com o Pronasci”, explica Anderson.

Para o vice-prefeito de Sinop, Aumeri Bampi, a integração entre as entidades governamentais e sociedade civil é fundamental para o desenvolvimento de novas políticas públicas, e discutir segurança pública de forma participativa é o passo inicial para que outros temas de utilidade pública estejam em pauta.

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas para que qualquer cidadão e cidadã possa encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009., a realização da Conferência implicará em significativas mudanças sociais tendo em vista a oportunidade de detectar problemas em comum e buscar soluções conjuntas.

Nenhum comentário: