12 de jun. de 2009

O que é basquete de rua?

por: Washington Nascimento

foto ilustrativa

Seguindo o exemplo do futebol com suas variações, o basquete inovou e criou novas modalidades. Streetball é uma variação do basquetebol jogado geralmente em quadras abertas. Streetball é uma palavra da língua inglesa que significa "jogo de rua", ou seja, "basquete de rua".

Com regras menos rigidas, o basquete de rua é disputado geralmente no esquema três contra três jogadores, podendo ser disputado de outras formas. Para conhecer as regras indica-se o site da LUB.

Cada vez mais difundido o basquete de rua ganha adeptos, preocupados com a vitória e também com os lances, as apresentações, improvisos, jogadas espetaculares se tornando além de técnico um jogo muito “bonito”. O Basquete de rua é considerado também, representação de cultura jovem e de minorias.

Tendo em vista tudo isso vem ganhando força a LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua - é a soma de um conjunto de campeonatos de basquete de rua de abrangência nacional e internacional, abrangendo a LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua) e circuitos nacionais de outros países onde CUFA está presente,Central Única das Favelas (CUFA), ou seja, a LIIBRA mobiliza, com regras próprias, os circuitos em 20 países, além dos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.

Vida longa ao Basquete de Rua.

Não perca no próximo post, mais informações sobre a LIIBRA. “Os reis da Rua” invadem Sinop.

Nenhum comentário: