7 de jun. de 2009

CUFA Confresa começa produção da Capoarte 2009

Por Cíntia Michelli
Foto ilustrativa
A Capoarte, é um projeto realizado pela CUFA – Central Única das Favelas, que vem cada dia mais fomentando a cultura através da Capoeira de oportunizando aos jovens atividades culturais e de lazer fazendo assim com que amplie-se o número de pessoas incluídas na comunidade atráves da diversificação cultural. Tendo sempre em mente que a cultura não é apenas algo que dá prazer, e sim que entretém o ser humano, através de apresentações de rodas de capoeira, batizado de capoeira, troca de corda e formatura, do grupo de capoeira Bahia Brasil, cujo as aulas são ministradas pelo mestre Gunda.

A capoeira é uma expreção culturalAfro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, musica. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginásticos-Acrobáticoa.

Ao longo dos séculos essa cultura vem se manifestando e se transformando consideravelmente pelas diversas formas de expressão e criatividade humana em uma reflexão voltada para o aspecto educativo nessa em que buscamos aferir todos os seus aspectos culturais tendo em vista uma aceitação participativa nas práticas culturaisA capoeira nos dias de hoje é identificada como uma prática multicultural, vem sendo propagada e realizada de várias formas. Assim, temos que cultivar esta arte centenária, para que possamos continuar a enriquecendo a cultura de nosso país.

O evento que será realizado pela terceira vez em Confresa, devido ao grande sucesso e aceitação do publico se tornou um evento tradicional da cidade, se tornando um importante meio onde proporcionam momentos de construção de valores, identidades pelo qual os indivíduos e a sociedade podem usufruir de uma existência intelectual, moral e afetiva, estimulando capacidades críticas e criativas das pessoas e o sentido de coletividade, através da cultura afro-descendente, sendo considerado como referencia cultural na região Norte Araguaia.

O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de julho com aprsentações culturais, palestras, mostra de arte e outro.“ CUFA, Cultura e desenvolvimento social: partilhando responsabilidades”.

Nenhum comentário: