18 de abr. de 2009

Sinop realiza 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública ( CONSEG)


Por: Cíntia Michelli

Autoridades presentes

Representantes da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública estiveram em Sinop, na última sexta-feira 17/04 , onde foi realizado a primeira mobilização CONSEG, Com o objetivo geral de encontrar caminhos para a construção de um modelo de segurança pública que privilegie a cidadania em geral.

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).


Representantes dos poderes judiciarios, civis e militares

O objetivo geral da conferencia foi de definir os princípios e diretrizes orientados pela Política Nacional de Segurança Pública, com a participação da sociedade civil, trabalhadores e poder publico como instrumento de gestão, com o intuito de efetivar a segurança como um direito fundamental.

Votação para a escolha dos representantes da etapa estadual


No decorrer da programação foram indicadaos 12 representantes para a etapa estadual, onde foram eleitos Anderson Maciel – coordenador da CUFA (Central Única das Favelas e Cíntia Michelli da Costa – coordenadora de comunicação da CUFA, Jane Cleide Brito, Vagner Rodrigues, Aloizio P. Barros, José C. Timóteo, Ivonei Androni, Feliciano Azuaga, Edmilson Pereira, Helmir Crispiano, Marcia Maria, Francisco Brito, onde os mesmo marcaram presença em Cuiabá na realização da etapa estadual que acontecerá 18, 19 e 20 de junho.

Votação dos principios e diretrizes

Anderson Maciel, representante da CUFA que participa das comissões estadual e nacional da Conferência, foi eleito e relatou que é de suma importância para o nosso segmento a participação na CONSEG pois desenvolvemos trabalhos de prevenção à violência e ressocialização, explica Anderson.

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas para que qualquer cidadão e cidadã possa encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009., a realização da Conferência implicará em significativas mudanças sociais tendo em vista a oportunidade de detectar problemas em comum e buscar soluções conjuntas.

Nenhum comentário: