19 de jul. de 2008

Curso capacita novos gestores em Comunicação Independentes em Sinop



Promovido pela CUFA, o curso visa à criação de um centro de mídia independente.

Por Fernanda Quevedo Favela Comunicação

Hoje começou em Sinop, um curso de capacitação em comunicação para membros de organizações e representantes de sociedade civil organizada. A intenção é formar núcleos de mídia independentes e, portanto gestores, nas organizações presentes, tal como o AFROMIR, ACALF, grupos de danças e representantes da juventude organizada do município de Juara. O curso foi ministrado pelos gestores da Favela Comunicação, Ronaldo Silva e Fernanda Quevedo.

Fernanda Quevedo falou sobre a importância da formação de núcleos de mídias independentes em organizações e movimentos sociais, esta que é uma demanda das organizações com práticas já consolidadas em Sinop. Também ensinou rapidamente como fazer um texto jornalístico e dialogar com a imprensa de forma organizada.

Já Ronaldo Silva, falou sobre os veículos de comunicação que podem ser criados, e utilizados com pouco ou nenhum custo. Falou rapidamente sobre os veículos de comunicação na web, como tv’s e rádios, afim de mostrar a facilidade e eficácia de produção desses veículos.

A coordenadora do ACALF (Associação de Capoeiras Lídio Filho), Renata Maluf, sugeriu que os representantes das organizações presentes já começassem a se movimentar no sentido de formar os núcleos de trocar tecnologias, e quem saber, formar um centro de mídia independente em Sinop.

Amanhã, no Hip Hop na comunidade, evento promovido pela CUFA Sinop, o curso continua. Os participantes do curso farão a cobertura de todo o evento, onde acontecem oficinas dos elementos do Hip Hop, e um show com o grupo local “Relatuz”.

Nenhum comentário: