24 de out de 2007

Membro da CUFA é aclamado Delegado da Juventude em Sinop

Durante todo o dia de ontem (23/10) Sinop Anderson Maciel e Daiana Brando da Silva, estiveram participando da realização da 1 ª Conferência Estadual da Juventude. As conferências regionais de Políticas Públicas de Juventude constituem-se como etapa preparatória e eletiva para a estadual que será no dia 13 de dezembro, em Cuiabá e posteriormente à Nacional, em Brasília. MT.

Em Sinop as discussões foram entres os representantes dos municípios de Vera, Cláudia, Itaúba e Marcelândia, além da sede Sinop. As cidades de Feliz Natal, Santa Carmem e União do Sul, que fazem parte deste pólo, não compareceram.

Cerca de 150 pessoas se inscreveram nos grupos temáticos: (1) Desenvolvimento Integral, (2) Qualidade de Vida, (3) Vida Segura e (4) Cidadania e cada grupo se subdividiu em dois.


O primeiro em: Educação e Trabalho/ Cultura, Leitura e Empreendedorismo. O segundo em:Juventude e Meio Ambiente/ Saúde e Esporte e Lazer. O tema Vida Segura abordou Prevenção e Segurança e Promoção Social. Para encerrar o quarto grupo discutiu Valorização e Respeito aos Direitos Humanos/ Portadores de Necessidades Especiais e Protagonismo e Organização Juvenil.

A importância das conferências e a busca do poder público em formular e executar políticas que atendam aos anseios dos jovens também ficou claro nas discussões.

Com o tema: “Levante Sua Bandeira” , a etapa regional de Sinop alcançou o objetivo proposto de incentivar e ampliar a participação dos jovens na construção e efetivação de políticas públicas voltadas para a juventude.

As eleições de Delegados tiveram disputas acirradas pela vaga, onde cada município integrante tinha direito a três delegados, mas somente 11 foram escolhidos, e mais três suplentes. Sinop, Vera e Itaúba elegeram três participantes cada cidade. Cláudia e Marcelândia elegeram um delegado.

A CUFA terá seu representante do pólo de Sinop, haja visto que o jovem Anderson Maciel foi aclamado como 1° Delegado da Conferencia Regional da Juventude de Sinop.

Nenhum comentário: