31 de mar. de 2010

Greve em Sinop

A GREVE EM SINOP NÃO ATRAPALHA AS INSCRIÇÕES DO PONTO DE CULTURA DA CUFA.


Mesmo com a greve dos Servidores Públicos de Sinop nós da CUFA (Central Única das Favelas) continuamos com as inscrições para as oficinas do Ponto de Cultura Juventude Sinopense Ativa, no Ginásio de Esportes do Bairro São Cristóvão Rua Colonizador João Pedro Moreira de Carvalho, s/n – fundos da Igreja São Cristóvão - Bairro São Cristóvão. Centenas de alunos estão sem aulas, desde quinta (25), devido à greve dos professores municipais, juntamente com os demais funcionários da prefeitura. Hoje o movimento ganhou força com mais profissionais da Educação aderindo. Com dados da Secretaria de Educação 12 escolas estão com adesão total, em 1 é parcial e 8 atendem normalmente. Aponta ainda que 10 creches estejam sem atendimento, em 4 é parcial 30% e em 1 o funcionamento é normal.

Uma comissão formada por 30 servidores vai se reunir com o prefeito Juarez Costa, que deverá apresentar uma proposta formal de reposição salarial aos trabalhadores, bem como as demais reivindicações. A prefeitura propõe 4.11% de reposição salarial e diz estar no limite do que pode conceder.

A prefeitura tentou, na quarta-feira, barrar a greve, na Justiça. Mas o juiz Mario Machado não atendeu ao pedido.

Na reunião entre o jurídico da prefeitura e do Sindicato dos Servidores Municipais ficou definido que, se a greve continuar por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira os serviços essenciais funcionarão com 30% no atendimento da Saúde, coleta de lixo e Educação (onde apenas as creches, que atendem crianças de 1 a 3 anos, estarão respeitando esse percentual). Já as escolas e centros de educação infantil estarão com as aulas paralisadas enquanto durar a greve.


Na Saúde, dos 17 postos e das 5 extensões, apenas 7 estarão atendendo a população, de acordo com a diretora do sindicato, Marli Petry. A partir de segunda-feira, será feita escala para ver qual posto estará com as atividades normais e em quais bairros. O Pronto Atendimento é o único que estará com funcionamento 100%. Na coleta de lixo, dos 8 caminhões apenas 3 estarão trabalhando de manhã e 3 à tarde, também em forma de escala.


Por Lívia Kriukas c/ informações Só Notícias.

Nenhum comentário: