27 de mar. de 2010

CUFAs: Debate Economia Solidária na Teia 2010

CUFAs de Cuiabá, Sinop, Brasília, Olinda, Fortaleza e Maracanau buscam formação e informação no Encontro Nacional dos Pontos de Cultura

Por Fernanda Quevedo

Apresentação do Ponto e Cultura Pixaim na Teia de Ações – Conceito e Práxis

Membros da Central Única das Favelas de Mato Grosso, Ceará, Pernambuco eDistrito Federal estão na Teia 2010 – Tambores Digitais, que esta acontecendo em Fortaleza desde o dia 25. Todos estão participando de seminários, oficinas e debates cuja pauta é a Economia Solidaria. As discussões perpassam por eixos como comercialização de produtos oriundos dos Pontos de Cultura, sustentabilidade das ações, e a importância da comunicação em rede em todo o processo.

Na programação Teia de Ações – Cultura e Práxis, espaço reservado para discussões que visam o amadurecimento das discussões que irão pautar os debates e as deliberações do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura que começa amanhã (31).

Hoje, Karina Santiago (CUFA Cuiabá- MT) apresentou o Ponto de Cultura Pixaim no Seminário “A importância das redes para sustentabilidade do empreendedorismo”. Santiago ressaltou a importância de mapeamento dos pontos de cultura que trabalham pelo viés da Economia Solidária, para a criação de dados objetivos que facilitam o planejamento dos pontos.

Fábio Negão, Linha Dura, Fernanda Quevedo, Reijiane Alves,

Anderson Maciel, Hendson Santana, Karina Santiago e André Guimarães


Já Anderson Maciel (CUFA Sinop – MT) participou do Eixo Economia Viva onde a pauta principal era a comercialização. Vários ponteiros destacaram a dificuldade que sentem para o escoamento de seus produtos culturais.

Antonio de Pádua (CUFA DF) e Fábio Negão (CUFA PE) participam de mesas onde a formação em editais estão em pauta. Já a Francisco Elizeu (CUFA CE) esta coordenando o stand da CUFA na Feira de Economia Solidária, onde produtos de todas as bases estão em exposição.

Ainda hoje, Linha Dura faz apresentação no palco principal da Teia, representando o a mostra artística do Ponto de Cultura Pixaim da CUFA MT. O Encontre só acaba no dia 31, quando todos os cufistas voltam para suas respectivas bases democratizar as informações e o conhecimento adquirido.

Nenhum comentário: