1 de nov. de 2007

CUFA participa de reunião preparatória a Audiência de Segurança Pública

A Sociedade Civil Organizada no municipio de Sinop, se reuniu nesta quinta-feira (01/11), para realizarem Reunião Preparatória, para Audiencia de Segurança Pública de Sinop, a realizar-se nos proximos dias 09 e 10 de novembro.
Participaram ainda da reunião preparatória autoridades como: Comandante de Área da Policia Militar Major Wagner, o Vereador Gilson de Oliveira, o Secretário de Trânsito, Hedvaldo Costa e o Deputado Estadual Dilceu Dal'Bosco, idealizador da audiência a ser realizada.
Francisco Brito, Presidente da USAMB - União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros, abre a reunião preparatória, indagando sobre a grande necessidade da discussão para que ações coletivas sejam tomadas pela sociedade organizada e que dali saia um documento de todos a ser entregue ao governo do estado.
Deputado Dilceu, fala da necessidade da elaboração de propostas de cunho coletivo a serem entregues ao Governador Blairro Maggi e ao Secretário Carlos Britto e ressalta da labuta pela audiencia, que desde março vem sendo adiada, mas que sera agora realizada já com boas noticias para Sinop.
Vereador Gilson de Oliveira, solicita que seja incluso no documento, a solicitação de ampliação das bases das policia militares, sendo expandidas para bairros como Oliveiras, Nações, Alto da Glória e Camping Club.
O Secretário de Trânsito, Hedvaldo Costa, solicita auxilio na busca de recursos e conscientização do Trânsito, ja que a falta de atenção traz grandes transtornos a segurança pública.
Já o Major Wagner, pontua a todo momento que o problema mais grave na corporação atual é o de efetivo de policiais, haja visto, que se tem um levantamento que de cada 250 habitante é necessário 5 policiais, e Sinop com 105.762 habitantes, contém 145 policiais, pontua ainda que os concursos públicos devem ser regionalizados, aumentando a credibilidade policial e aumentando o numero de empregos, pois segundo o comandante o grande problema enfrentado em Sinop é o de pessoas de Cuiaba e cidades da região da capital, realizam o concurso em Sinop e logo em seguida solicitam transferencia para suas cidades de origem e com apadrinhamento acabam conseguindo exito.

O Presidente do Jequitibás, Helmir Crispiniano, rapidamente coloca que temos todos que cuidar para que o problema com a segurança não se inicie dentro das proprias residencias, com falta de dialogo com filhos, Helmir coloca ainda, que o efetivo que hoje a PM contém e os vindouros tem de ter melhores treinamentos, sabendo assim diferenciar bandidos de pessoas de boa indole, e que a justiça deve ser feita a todos, tanto para os ladrãozinhos pé de chinelo, como na reuniao foram chamados, quanto aos ladraozãos, que financiam todo o sistema criminal.
Anderson Maciel, coordenador da CUFA em Sinop, aproveita para colocar ao Major o problema enfrentado pela entidade e da falta de credibilidade que a policia tem com a comunidade pós ações como esta serem realizadas, coloca ainda a entidade a disposição da corporação e de todas lideranças ali presentes, explanando ainda sobre as ações desenvolvidas a fim de contribuir com a policia e com a comunidade diretante, resgatando os que ja estao no mundo ilicito e formando barreiras aos que felizmente nao chegaram a tal ponto.
Por fim foi montada uma comissão para dar continuidade aos trabalhos e a CUFA sera responsavel por redigir o documento que sera entregue ao Governador e ao Secretário de Justiça e Segurança Pública, onde contera as principais reivindicações da comunidade quanto a PM, Bombeiros, Policia Civil, Insituto Médico Legal e entre outras.

Nenhum comentário: