26 de nov. de 2009

10 Anos de Hutúz Rap Festival




Fonte: Portal Rap Nacional.


Criado pela CUFA (Centra Única das Favelas), no dia 14 de novembro de 1999, consagrou-se como a maior premiação de Hip Hop da América Latina. Seu palco revelou muitos músicos do movimento brasileiro e reuniu artistas nacionais e internacionais em uma festa democrática, cultural e social.

O Prêmio Hutúz é mais que a realização de um sonho é o sucesso de uma iniciativa. Já que as idéias estão por aí, soltas ao vento e podem surgir na cabeça de qualquer um. Mas, são poucos que fazem a diferença e transformam idéias em iniciativas. E foi isso que o empresário Celso Athayde fez em 1999.
O Prêmio Hutúz foi criado com o objetivo de mostrar, principalmente para os integrantes do hip hop, que é possível realizar grandes eventos. "Queríamos mostrar para as pessoas do hip hop que elas podem fazer coisas imponentes e com qualidade. Que é possível trazer patrocinadores, serem profissionais e se relacionarem com a mídia. Enfim, criar um mercado de verdade. E não mais ficar com um discurso ingênuo, que chega na maioria das vezes beirar a depressão. Hoje, podemos dizer que o rap, o hip hop, pode realizar coisas tão nobres quanto as que admiramos", explica o criador do Hutúz.
Com o passar dos anos o Hutúz se incorporou a realidade de todos aqueles que vivem o rap nacional. O ano do hip hop é marcado pela realização do Hutúz. A maioria já se organiza desde o inicio do ano para poder estar presente.
O Hutúz também premiou muita gente desconhecida. Grupos que viviam escondidos em suas cidades e que nunca sonharam em ir ao Rio de Janeiro, subir no palco e levar para casa uma prova do sucesso do seu trabalho.
O Hutúz nasceu há 10 anos, cumpriu sua missão de mostrar um movimento organizado e de qualidade que valoriza seus artistas. E ficou para a história. Ninguém contará a história do movimento hip hop brasileiro sem falar do Prêmio Hutúz. Ele não agradou a todos, não teve só fãs e visões positivas. Mas, foi uma iniciativa que deu certo e irá se despedir deixando saudades. Para encerrar o ciclo da premiação vai ser realizada uma grande festa, e marcando presença este anos grandes nome da cultura hip hop como MV Bill, Nega Gizza, Racionais Mc's, Obando entre outros.
Dessa vez vão ser eleitos não os melhores do ano, mas os três melhores da história do hip hop brasileiro. Faça parte da história.
Entre no www.hutuz.com.br e vote também.

Um comentário:

Rogerio- SP disse...

é uma pena que o hutuz esteja em sua reta final, ñ tive oportunidade de participar desse grande evento mas gosto de rap e sei que é um grande festival de hip hop, bjs livia