29 de mai. de 2008

Seletiva de Basquete reúne mais de mil pessoas no Pedra 90

Fonte: Thalita Araújo


No último sábado, 24, mais de mil pessoas passaram pela Praça Cultural do Pedra 90, onde aconteceu a Seletiva Estadual de Basquete de Rua, SEBAR, promovida pela Central Única das Favelas de Mato Grosso, CUFA-MT. Jovens, crianças, adultos e idosos circularam pelo local durante a competição, que premiou times de basquete e levou entretenimento, cultura e cidadania à periferia da cidade.

Pela quadra passaram 17 times de basquete, sendo dois femininos. Além de times de Cuiabá e Várzea Grande, participaram equipes de Sinop, Jucimeira, Barra do Garças, Rondonópolis e Primavera do Leste.

Luciano Gonçalves, 18 anos, veio de Primavera do Leste para, pela primeira vez, participar da Seletiva Estadual. “O evento está sendo ótimo. Abre portas para os jogadores de basquete. Os jogos estão sendo muito legais!”, anima-se ele.

Luender da Silva Pereira, de 14 anos, também jogou. Ele enfatiza a paz estabelecida durante a competição. “Os jogos foram muito legais, não teve briga, todo mundo jogando na boa, em paz mesmo”.

Dentre a seletiva masculina, o grande campeão do dia foi a equipe Master Uniformes. Em segundo lugar, Anônimos e, em terceiro, a equipe ICE Street, todos de Cuiabá. O time feminino campeão foi o “Sinop”. Os primeiros colocados jogam na Liga Brasileira de Basquete de Rua, LIBBRA, no dia 31 de maio.

As mulheres, além do show de cestas em quadra, também fizeram parte da platéia. Evanildes Santos Oliveira, 22, foi ver o marido jogar. “Está sendo muito interessante pra mim, pois estou tendo a oportunidade de conhecer a cultura de rua, a cultura do hip hop, coisas que eu não sabia como eram”, explica.

As crianças também fizeram sua festa. Cerca de 120 delas receberam o livro “Cabelo Ruim”, da jornalista Neusa Baptista, juntamente com uma oficina de leitura e pintura, dada pela autora do livro. Ivanete Pereira, 12 anos, ficou bastante entretida com o livro e as figuras para pintar. “Achei boa a oficina, aprendi coisas novas. Nunca tinha participado de uma coisa assim”, conta a menina.

Neusa alegrou-se com a quantidade de crianças interessadas que iam aparecendo ao longo do dia. “Elas são muito carentes de atividades educativas e de lazer. Muitas apareceram por aqui”, explica a jornalista.

Um número semelhante de crianças também visitou a Biblioteca Itinerante. Na tenda ao lado, a Rede Cidadã distribuiu cartilhas informativas sobre a lei Maria da penha. E o Fórum de Articulação das Mulheres expôs materiais sobre a violência contra mulher.

A cabeleireira Ana Fashion fez, literalmente, a cabeça das mulheres no evento, com seus criativos penteados afro. Rodas de Break, com a CTK Crew de Cuiabá e Barra do Garças, agitaram o público no final do dia, além das animadas rodas de capoeira.


Confira mais imagens aqui: http://www.flickr.com/photos/cufamt/

Nenhum comentário: