20 de mai. de 2008

Seletiva de Basquete agrega cidadania e cultura em Mato Grosso


Basquete de Rua, Rap, Graffiti, Break e ações de cidadania movimentam a Praça Cultural do Pedra 90, no próximo dia 24.

No próximo sábado, dia 24 de maio, será realizada a Seletiva Estadual de Basquete de Rua – SEBAR, promovida pela Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT). A Seletiva acontecerá na Praça Cultural do Pedra 90, das 8 às 17 horas, e será aberta gratuitamente ao público.

A competição premiará times de basquete com troféus e vagas na Liga Brasileira de Basquete de Rua – LIBBRA. Além disso, oferecerá passagens para o Rio de Janeiro, para que a equipe vencedora possa disputar a Liga.

Além do esporte, a SEBAR agrega diversas ações culturais e de cidadania, como mostras, oficinas e outros espaços de circulação de conhecimento. Incluir o jovem em um intercâmbio de práticas esportivas e culturais é um dos objetivos da Seletiva. Levando as atividades até o bairro Pedra 90, periferia da cidade, promove-se uma descentralização de tais práticas, formando públicos, incentivando a cultura de rua, popularizando o basquete e enriquecendo o conhecimento da comunidade.

Em parte da Praça, além das quadras de basquete, estarão montadas diversas tendas onde acontecerão variadas ações de cidadania. Pela manhã, funcionará uma tenda de leitura – a Biblioteca Itinerante Saber Com Sabor – organizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Já no período da tarde, das 13 às 17 horas, a Tenda Maria, Maria agrega mulheres da Casa de Amparo, que irão expor as bonecas confeccionadas por elas. Outras atrações dessa tenda são: a arte das tranças nos cabelos, o artesanato e uma mostra de teatro, com a Peça Cabelo Ruim, escrita pela Jornalista Neusa Baptista. Em outra tenda, acontecerá uma oficina do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

Até a moda estará presente na SEBAR, por meio de uma tenda-bazar que será proporcionada pela parceria CUFA-MT / C&A. Nela, serão vendidas roupas doadas pela C&A e a renda será revertida em prol da construção da biblioteca da Favela Cultura, na base da CUFA-MT, no bairro Jardim Vitória.

Em parceria com a Secretaria de Desporto e Lazer, haverá um espaço recreativo para as crianças, com pula-pulas, brinquedos e outras atrações.

O Projeto Consciência Hip Hop – que originalmente atua no Jardim Vitória e no Centro Sócio-Educativo Complexo Pomeri – também estará na Seletiva, com oficinas de Graffiti (artes plásticas); MC e DJ (Música); Break (Dança) e também do “astro do dia”, o Basquete de Rua.

O evento seguirá ainda pelo período da noite, quando acontecerão shows de rap, intervenções de graffiti e apresentações de break, elementos pertencentes à cultura Hip Hop.

Toda a comunidade está convidada a participar gratuitamente das atividades da SEBAR!!

Inscrições

• Para inscrever seu time de basquete na SEBAR, mande e-mail para sebarmt@cufamt.org.br.

• As inscrições custam R$ 30,00 por equipe.


• Podem inscrever-se times masculinos e femininos (não mistos).


• As equipes poderão ter no máximo sete integrantes (quatro titulares e dois reservas) e um responsável (que poderá ser um dos atletas).


• O modelo da ficha de inscrição está disponível na internet, no endereço http://www.sebarmt.blogspot.com/.


Além de Cuiabá, já existem times inscritos de várias cidades do interior, o município de Sinop terá 02 representantes de cada modalidade na competição, serão as equipes Fasipe e Chá de Fita pelo masculino e as equipes Fasipe e Meninas Super Poderosas pelo feminino, estas equipes foram classificadas durante a realização da LUSIP - Liga Urbana de Sinop, também realizada pela Central Única das Favelas.

Nenhum comentário: