25 de jul de 2007

Semana da Música



Programação abarcará do instrumental ao eletrônico


As inscrições seguem abertas até domingo, dia 29 de julho. Na programação, nomes de peso da música instrumental brasileira


Por Ney Hugo / da Editora Cativa


Estão abertas as inscrições da Semana da Música (Semus), que terá início neste domingo (29), no Sesc Arsenal. A Semus tem a finalidade de qualificar os músicos do estado de Mato Grosso, com a realização de oficinas e shows com renomados instrumentistas brasileiros, genuínos representantes da música brasileira de alto nível.


Para esse ano, foram convocados os seguintes músicos: Rafael dos Anjos (violão-DF), Amoy Ribas (percussão – DF), Márvio Ciribelli (RJ-piano), Djalma Lima (SP – guitarra), Douglas Las Casas (SP – bateria), Celso Pixinga (SP – contrabaixo), Sidnei Duarte (MT – harmonia), Alex Teixeira (MT – percussão contemporânea), Ademior Junior (DF – improvisação), Henry-Ho (SP – tecnologia alternativa), Gustavo Vazquez (GO – produção musical) e ainda Dj Amnésia (DF – oficina de DJ).


Esse timaço vem a Cuiabá ministrar workshops e oficinas e realizar shows (com entrada franca) em três conhecidos espaços da cultura cuiabana: MISC – Museu da Imagem e Som de Cuiabá, Sesc Arsenal e a Casa Fora do Eixo. Na grade curricular, cada professor ministra uma determinada disciplina, com instrumento e métodos específicos. Conheça cada um deles:


Ademir Junior - Saxofonista e clarinetista, Ademir Junior Já se apresentou com vários nomes da MPB, entre eles, Elza Soares, Toninho Horta, Guinga, Artur Maia, Nico Assumpção, Lula Galvão, André Vasconcellos, Ebinho Cardoso, Carlos Malta, Nelson Farias. Ademir Junior teve como principais educadores os professores Luis Gonzaga Carneiro na Clarineta e o professor Ian Guest em Harmonia. Em 2002, o Saxofonista e Clarinetista lançou seu primeiro Cd com o titulo 'Gratidão'. Ministrou no Curso Internacional de Verão em Brasília na matéria de Saxofone Popular nos anos de 2000/01/02 e também na Oficina de improvisação em 2005/6, sendo o criador dessa matéria no Curso de Verão, em Brasília. Ministrou o curso de improvisação também em Taguatinga(DF), Uberlândia, Goiânia e Cuiabá nos últimos dois anos da Semana da Música. Em 2007, novamente ministra a oficina de "improvisação".


Alex Teixeira – Residente em Cuiabá, Alex Teixeira é formando em bateria e percussão pelo conservatório Municipal de Presidente Epitácio-SP e graduado em música pela Universidade Federal de Mato Grosso. Finalista do Concurso Furnas Centrais elétricas, é considerado um dos jovens músicos mais promissores de Mato Grosso e do Brasil. Atua também na Orquestra de Câmera de Mato Grosso, Orquestra Sinfônica da UFMT, Big Band de Várzea Grande, Ebinho Cardoso Trio, Cia Sinfônica, e recitais promovidos por Furnas. Como Professor leciona no projeto Ciranda de música e projeto Tim de Músicas nas Escolas Públicas de Cuiabá. No currículo de Alex, estão inclusos trabalhos ao lado de músicos como Ebinho Cardoso, Sidney Duarte, Carlos Malta, Polaco, Thiago do Espírito Santo, Rejane Musis, entre outros. Entre os trabalhos gravados do músico, estão: Cd do Praticutucá, Joel Delatore e Dvd ao vivo da Orquestra de Câmera de Mato Grosso realizado no Itaú Cultural em São Paulo. Na Semana da Musica 2007, ministra a disciplina Percussão Contemporânea.


Amoy Ribas - Percussionista, marimbista e compositor, Amoy Ribas nasceu em Brasília e desde criança foi influenciado por estilos musicais como jazz, choro, samba, baião, maracatu e frevo. Sua percussão despertou o interesse em grandes nomes da música como Richard Galliano, Hermeto Pascoal, Joyce, Marco Pereira, Guinga, Hamilton de Holanda, Billy Blanco, Beth Carvalho, Leila Pinheiro, Joyce, Paulinho Moska e Gilson Peranzzetta, com os quais o percussionista fez shows no Brasil e no exterior. Aos 20 anos, Amoy Ribas participou, em 2001, do Festival Del Caribe, em Cuba. Em 2002, gravou o disco Mundo Verde Esperança, de Hermeto Pascoal. No mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conviveu com as mais fortes raízes do samba e participou do festival La Paz Festjazz , na Bolívia. Apresentou-se várias vezes no Clube do Choro de Brasília com Paulo Sergio Santos e Arismar do Espírito Santo. Esteve em Los Angeles com o Grupo Brazilian Modern Choro Ensemble, em 2004, e participou com a Orquestra WDR de Colônia, ao lado de Joyce e do pianista e arranjador Gilson Peranzzetta, de vários festivais internacionais como o Jazzrally e o Traumzeit, na Alemanha. No início de 2006 participou do DVD "Sinfonia do Rio de Janeiro" de Billy Blanco e Tom Jobim. Amoy Ribas transcende o conceito da percussão como simples acompanhamento procurando novos sons no universo percussivo, o que torna sua música vibrante e propositiva, integrando-a com igual relevância aos outros instrumentos. Na Semus, ministra workshop de percussão.


Celso Pixinga – Considerado um dos maiores contrabaixistas do mundo (4, 5, 6 cordas e fretless), Celso Pixinga tem 20 anos de carreira solo, já tendo trabalhado também com grandes nomes da música nacional e internacional, como Gal Costa, Jane Duboc, Wanderléa, Taj Mahal, Victor Biglione, Don Harris, Faiska, Mozart Mello, Dave Weckl, entre outros. Em termos de materiais lançados, Pixinga tem 14 Cds, 2 DVDs e 6 video-aulas. O instrumentista é reconhecido ainda por ter sido o primeiro baixista brasileiro a lançar um CD no Blue Note de Nova York e por ser considerado "o baixista mais rápido do mundo" pela crítica especializada mundial.


DJ Amnésia – É o representante do eletrônico na Semana da Música 2007. Oriundo do movimento hip-hop, o músico ministra oficina de DJ e se apresentará na Casa Fora do Eixo nesta sexta (03/08).


Djalma Lima – Formado em Percepção Musical , pela ULM (Universidade Livre de Música), Djalma Lima realiza uma série de atividades didáticas. Vem a Semana da Música para ministrar a disciplina "guitarra". O músico já participou de outros eventos de qualificação musical, entre eles, o Festival de Música de Londrina, Festival de Música de Maringá, Festival de Música de Ourinhos, entre outros. Já foi também professor no Conservatório Souza Lima, e professor e coordenador do curso de especialização em jazz do EMT (Escola de Música e Tecnologia). Já se apresentou ao lado de Sílvia Góes, Thiago do Espírito Santo, Sara, Wilson e Cuca Teixeira, Sizão Machado, Nico Assumpção, Tomati, entre outros.


Douglas Las Casas - Douglas Las Casas se tornou um dos grandes nomes do cenário musical brasileiro, esse destaque além de seu trabalho solo se fez também por gravar e acompanhar grandes artistas consagrados da MPB e da música instrumental, taís como: Mozart Mello, Faiska, Bocato, Angra, Pepeu Gomes, Frejat, Max de Castro, Cauby Peixoto, Zeca Baleiro, Chitãozinho e Xororó, Jair Oliveira, Wilson Simoninha, Cláudio Zoli, Wanessa Jackson, Fernanda Porto, entre outros. Atualmente está tocando com Kiko Loureiro Trio, Sá Rodrix & Guarabyra e está lançando o DVD com o "Três de Paus". Além de 3 CDs instrumentais gravados com o grupo, tem também 3 vídeo aulas lançadas intituladas "Cortando Caminho" nos níveis básico, intermediário e avançado. Já na área didática continua ministrando aulas particulares e seu próprio estúdio, e dando continuidade as vídeo aulas, em parceria com o selo Aprenda Música, Las Casas deverá entregar para o próximo ano um DVD visando o mercado internacional sobre Ritmos Brasileiros. Las Casas é também endorser das baquetas Michael e ministra a oficina de "bateria".


Gustavo Vazquez - Proprietário de diversos estúdios de produção fonográfica (atualmente o estúdio Rocklab - www.rocklab.com.br ), possui mais de 10.000 horas de operação em produções de áudio; Vem à Semus ministrar a oficina de Produção Musical. O foco do curso se dá na abordagem do universo digital dentro da produção multimídia, especificamente a produção fonográfica – áudio destinado a aplicações comerciais, tais como música, jingles , trilhas, sonoplastias e cinema – com o intuito de fundamentar conceitos físicos básicos, e a evolução que o formato recebeu da transição do analógico (fitas magnéticas, discos de vinil, etc.). Em uma segunda etapa, o aluno entrará em contato com softwares populares dirigidos a computadores pessoais, de emprego em larga escala. O curso contempla a gravação de um fonograma pelos alunos, utilizando tais softwares e recursos de um estúdio de gravação comercial. Gustavo Vazquez é também baixista da banda goiana MQN.


Henry Ho – Esse ano a Semus conta com uma disciplina nova: tecnologia alternativa. Quem ministra é Henry Ho, profissional que trabalhou no Brasil com o luthier Eduardo Ladessa. Mudou-se para Tokyo, no Japão em 1989. Cursou o GIT Japan e atuou em uma das principais empresas atuantes no mercado musical do Japão. Foi luthier e projetista da empresa T. KUROSAWA, Co.LTD. É representante de marcas como: Martin Guitars, Rickenbacker, Stafford, Sigma e T. Custom. Já trabalhou com artistas como Eric Clapton, Keith Richards, Ron Wood, Lenny Kravitz, Grahan Coxon (ex-Blur), The Cardigans, Ramones, Gilby Clarke (ex-Guns n'Roses), Magnus Rosen(Hammerfall), The Hellacopters, Angra, e inúmeros artistas do Japão. Já realizou trabalhos de produção com Rush, Eric Clapton, Halloween, Roberto Frejat, Blind Guardian, Yngwie Malmsteen, entre outros.


Sidnei Duarte - Professor de Música, Físico, Arranjador, Compositor, Violonista e Guitarrista, Sidnei Duarte é também Graduado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especializado em nível técnico de harmonia, guitarra e violão (Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília), o músico é revisor do livro "Harmonia e dicionário de acordes para o baixo elétrico" de Ebinho Cardoso, tendo também participado do cd instrumental de Ebinho, "Verticais". Atualmente esta preparando um cd instrumental com composições próprias. A vasta experiência musical inclui ter sido professor de música nos conservatórios Sol Maior, Villa Lobos, Be bop e no CEFET. Foi coordenador pedagógico no conservatório Sol Maior no ano de 2000; Professor de Harmonia na 1 a , 2 a e 3 a Semana da Música em Mato Grosso nos anos de 2004, 2005 e 2006; Foi professor de Teoria Musical do Projeto Ciranda (ponto cultural) no ano de 2006. Foi professor de Teoria no curso de Regência do Estado de Mato Grosso em 2006. Atualmente trabalha com o Sidnei Duarte Trio, Ebinho Cardoso Trio, Iambu Latin Jazz e no projeto "Jazz Brasil" que está na 4 a edição. Tocou com vários músicos, como Toninho Horta, Nelson Farias, Carlos Malta, Thiago Espírito Santo, Pixinga, Marcelo Maia, André Vasconcellos, Pollaco, Hamilton Pinheiro, Di Stefano, Sérgio Galvão, Marcela Mangabeira, Sandro Souza, Ademir Juniooh, Alex Texeira, Ebinho Cardoso, Amoy Ribas entre outros. Ministra a oficina de "harmonia".


Rafael dos Anjos - Já viajou internacionalmente tocando música brasiliera em países como: Dubai ( Emirados Árabes ), Peru, Colômbia, Uruguai e no Paraguai. Fez parte do musical "Salve o Prazer" onde se apresentou na Sala Helena Barcelos(Complexo de Artes UNB), e em Goiânia, pelo projeto "Goiânia em Cena". Atualmente leciona na Escola de Choro Rafael Rabello. Faz parte do "Trio Cai Dentro" juntamente com Henrique Neto e Marcio Marinho, com quem já se apresentou em diversos festivais e lugares, do Brasil. O grupo já foi convidado de Hermeto Pascoal para abrir seu show no Clube do Choro de Brasília. Na Semus 2007, ministra workshop de violão.


As inscrições para a Semana da Música 2007 podem ser realizadas no Sesc Arsenal. Vale ressaltar que cada inscrito tem direito a participar de duas oficinas. A programação da Semus conta ainda com vários shows no Sesc Arsenal e na Casa Fora do Eixo (grande parte deles com entrada franca. Mais informações no site www.espacocubo.blogger.com.br .


SERVIÇO
O QUE:
Estão abertas as inscrições para a Semus 2008
QUANDO: Até o domingo, dia 29 de julho
ONDE: Sesc Arsenal
MAIS INFORMAÇÕES: 65-3616-6936



Assessoria de Imprensa e Comunicação - Cubo Comunicação
Jornalista Responsável: Marielle Ramires
Contato: 65- 3052-0321 / 9956-0321
Coordenador da Semus 2007
Ebinho Cardoso Fone: 9202-5419

Nenhum comentário: