18 de jul. de 2007

Compacto.rec estréia lançando a banda OAEOZ

Projeto de compactos virtuais do Circuito Fora do Eixo começa apresentando a paranaense OAEOZ


(clique na foto pra baixar o single)

por Pedro Acosta / da Imprensa Fora do Eixo

A partir dessa semana, blogs e sites de todo o país vão se movimentar na estréia do compacto.rec. O projeto de lançamento de compactos virtuais do Circuito Fora do Eixo dá a largada nesse dia 15, apresentando a banda paranaense OAEOZ. Mais de 30 páginas das cinco regiões do Brasil estão integradas ao projeto (a lista está ali embaixo). Elas vão oferecer a seus internautas o compacto "Impossibilidades".

No pacote, além da música de mesmo nome, estão a faixa "Città Piu Bella", as letras das canções, fotos e texto de apresentação da OAEOZ , além de imagens relativas ao compacto. Você pode ter acesso a tudo isso no seu computador ou transformar o compacto virtual num compacto físico: gravando as músicas num CD-R e imprimindo as imagens, que são um encarte e uma etiqueta para o CD.

Esse é o formato compacto.rec , filhote do programa ReC (Rede de Comunicação). Começando neste domingo, a cada quinze dias, um compacto virtual vai ser lançado. Assim, o Circuito Fora do Eixo , que é a reunião de produtores independentes de várias partes do país, trabalha questões de comunicação e distribuição.

compacto.rec, uma proposta de comunicação e distribuição

Sites e blogs, além de publicar os compactos, se reúnem para pensar qual a melhor forma de fazer essa divulgação e que bandas merecem ser divulgadas. Por sua vez, as bandas se inscrevem no projeto, enviando material para compactorec@gmail.com (no final do texto, tem mais informações sobre como se inscrever). As inscrições continuam abertas! E as bandas são avaliadas pela qualidade do trabalho e por serem ativas em suas cenas.

No caso de "Impossibilidades", a escolha foi feita por um painel de produtores. Pablo Kossa é produtor da goiana Fósforo Records e participou. O agitador acreano Daniel Zen também participou. Ele é presidente da Fundação Elias Mansur (espécie de secretaria estadual de cultura do Acre). Além deles, Marcelo Domingues, produtor do festival paranaense Demo Sul, e Pablo Capilé, do mato-grossense Espaço Cubo/Festival Calango. Cada membro do painel deu notas às dez bandas inscritas.

"Impossibilidades", aperitivo do próximo disco da oaeoz


(clique na imagem pra baixar o single)

A banda curitibana OAEOZ existe desde 1997 e é formada Ivan Santos (violão e voz), Rodrigo Montanari (baixo), Carlão Zubek (guitarra) e Hamilton de Lócco (bateria). Ivan mantém o selo independe 'De Inverno' que, naturalmente, lança os trabalhos do grupo. O próximo é o segundo disco de estúdio do grupo, que deve sair até o fim do ano. "Impossibilidades" é um aperitivo desse disco.

A faixa-título, que Ivan compôs, é um rock dançante com letra de tom filosófico e uma enchente de guitarras. Já o lado B, "Cittá Piu Bella" é uma versão para a banda paulista Fellini, que marcou a cena nos anos 80. A versão original está no disco "Amor Louco", de 1989. Na interpratação da Oaeoz, que deve fazer parte de um CD tributo aos paulistanos, a música ganha um tom mais dramático e sombrio, alternando silêncios e efeitos de guitarra.

Inscreva-se!

Para participar, a banda/músico deve ser necessariamente associada a um selo independente. O compacto inscrito por cada banda deve ter duas ou três faixas. Junto aos fonogramas, a banda deve enviar o encarte do compacto, mais releases da banda e do material enviado, duas fotos e as letras de cada uma das faixas inscritas.

Devem constar no histórico projetos que a banda já tenha desenvolvido e/ou participado em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva de sua cidade. Junto ao material da inscrição, a banda/músico deve enviar informações para contato: endereço de e-mail, telefone e endereço físico.

O material será avaliado por uma curadoria constituída de produtores e jornalistas culturais. Os projetos selecionados serão divulgados quinzenalmente em todos os sites integrados à ação. Cada um dos selecionados terá um pacote de divulgação contendo newsletters, banner e teaser. Os fonogramas estarão disponíveis para download nos sites integrados ao compacto.rec . Ao final do projeto, um COMPACTO GERAL será lançado no dia 15 de dezembro, contendo uma faixa de cada uma das bandas/artistas selecionadas.

Participam do compacto.rec

REALIZADORES

A Obra (BH)

Acesse Piauí (PI)

Bel Rock (PA)

Casa do Demo (GO)

Cena Rock (Jaú/SP)

Cidadão do Mundo (São Caetano-SP)

Cinnamon (RJ)

Coletivo Palafita (AP)

CUFA Cuiabá (MT)

CUFA Sinop (MT)

Dynamite (SP)

Engenho Musical (Jaú-SP)

Escárnio e Osso (SP)

Espaço Cubo (MT)

Fan Rock (RO)

Fósforo Records (GO)

Goiânia Rock News (GO)

Grito Acreano (AC)

Hell City (MT)

Loaded-Ezine (SP)

Na Figueiredo (PA)

Na Orelha (SP)

NOVAMÍDIA

O Grito do Inimigo (GO)

O Portenho (MS)

Portal Cultura (PA)

Programa Reator (GO)

Rock Feminino (Rio Claro-SP)

Rockspot (São Carlos/ Araraquara/Ibitinga-SP)

Roquenrol Beibe (PA)

Roraima Rock (RR)

Under Floripa (SC)

Urbanaque (SP)

Vilhena Rock Zine (RO)

Vudix (MG)

To Puto (SC)

Tum Tum Produção (AM)

Nenhum comentário: