24 de mar. de 2006

I MOSTRA DE CINEMA FEMININO “TUDO SOBRE MULHERES”


A I Mostra de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres” ocorrerá nos dias 25 e 26 de Março no Anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)1, Campus de Sinop, MT.
A Mostra está sendo realizada pelo Cineclube ZUMBIS em parceria com a Direção do Tudo Sobre Mulheres. É apoiada pela UNEMAT, CINEMAT (projeto de cinema da UNEMAT), Centro de Formação e Atualização do Professor (CEFAPRO), Movimento de Mulheres Helena Meirelles e Associação dos Docentes da UNEMAT (ADUNEMAT), Central Única das Favelas - CUFA Sinop.
A Mostra consiste na exibição dos filmes que participaram do I Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulheres” na cidade de Chapada dos Guimarães em setembro passado.
Os filmes foram distribuídos para exibição no sábado e domingo à tarde e à noite, iniciando às 14 horas e 19 horas. O filme produzido pelo Cineclube ZUMBIS, o único filme classificado do Estado de Mato Grosso, chama-se FRONTEIRAS, e será exibido no sábado à noite. No domingo à noite o público ainda será premiado com um filme que não concorreu no Festival, foi exibido como a Abertura do Festival, um documentário produzido por profissionais renomados sobre a vida de uma mulher que é símbolo de luta contra as adeversidades, a matogrossense Helena Meirelles, violeira citada na revista Guitar Player, a maior no gênero no mundo.
A Mostra será ainda objeto de Curso de Extensão Universitária. Os participantes que se inscreverem e se submeterem a uma Lista de Chamada receberão um Certificado de 20 horas emitido pela UNEMAT mediante à entrega posterior de uma Redação sobre um dos temas abordados na Mostra.
FESTIVAL TUDO SOBRE MULHERES (texto retirado do site oficial do Festival com adequações de datas e tempos verbais)
Um festival de cinema que trata do vastíssimo universo feminino realizado em um dos municípios mais bonitos e charmosos do Brasil. Este é o TUDO SOBRE MULHERES que aconteceu a primeira edição em Chapada dos Guimarães entre os dias 14 e 18 de setembro de 2005 e a segunda edição ocorrerá entre 6 a 10 de setembro de 2006.

O título nasceu inspirado no filme Tudo Sobre Minha Mãe, do espanhol Pedro Almodóvar, cineasta que retrata mulheres em sua filmografia (Mulheres a beira de um ataque de nervos, Fale com Ela, Kika, entre outros).

O objetivo do Festival de Cinema Feminino da Chapada dos Guimarães é estimular a produção audiovisual que toque na questão feminina, não aprofundando as diferenças entre homens e mulheres. Portanto as inscrições serão abertas a diretoras ou diretores.

O Tudo Sobre Mulheres vem ao encontro da urgente necessidade de descentralização da produção cultural ao sair do eixo Rio-São Paulo e levar um evento deste porte para o interior do Brasil, a uma cidade com imenso potencial turístico ainda pouco explorado.
Além da exibição de ficções e documentários, o festival também ofereceu Oficina de Realização Cinematográfica, cujo objetivo é apontar alternativas de trabalho a adolescentes e pessoas em geral, iniciativa que se aproxima da atual meta do Ministério da Cultura, que é a descentralização/regionalização da produção audiovisual brasileira.

[1]
www.unemat-net.br
2 www.geocities.com/cinezumbis/front-filme.htm

3
www.tudosobremulheres.com.br

4
www.eb1-ponte-n1.rcts.pt/

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso ai Cufa na cena, parabéns garotos Sinop e o Brasil precisa disto, de jovens interessados em mudar a triste realidade do nosso cotidiano, parabéns tambem por saberem firmar grande parcerias como a do cine zumbis, vcs vão longe