13 de mar. de 2006

DOCUMENTÁRIO "FALCÃO OS MENINOS DO TRÁFICO"


Estréia no próximo domingo dia 19 de março no Fantástico o documentário - Falcão - Meninos do Tráfico, e também chega as lojas o livro com mesmo nome. “Falcão - Meninos do Tráfico” é o relato dos bastidores da produção de um documentário sobre o universo dos meninos que trabalham no tráfico de drogas em diversas partes do país. Um projeto que MV Bill e Celso Athayde iniciaram no ano 1998 e terminaram em 2006. O principal objetivo foi mostrar sem cortes ou edições espetaculares, o lado humano destes jovens. Suas razões, suas angústias, suas loucuras, seus sonhos, suas maldades, suas afabilidades e suas contradições. Os autores não pretendem formar a opinião das pessoas sobre o tema.Esse livro surge para ajudar a refletir sobre a juventude que vive em situação de risco. Ele deve ser interpretado da maneira que cada leitor puder, da forma que cada um conseguir. A realidade apresentada não é particular, não pertence a nenhum estado ou cidade. É um problema mundial e cada nação terá que enfrentá-lo com receita própria. Os autores sabem que alguns estados possuem verdadeiros arsenais, mas não é esse nosso foco, não é esse o nosso assunto. A razão desse trabalho é a vida desses jovens e, sem dúvida, as nossas vidas. Muitas pessoas se queixam de que a sociedade paga caro pela manutenção de um preso. Os jovens que têm hoje em média 15 anos de idade, daqui a muito pouco tempo serão adultos, e, fatalmente, vão se juntar aos presos aos quais essas críticas se referem. Não cabe aos autores, deste livro e do documentário homônimo, dar o veredicto para a questão, porque ela é ampla, complexa e historicamente concentrada, tal como a renda do país.
Com a CUFA – Central Única das Favelas – os autores tentam, de várias maneiras, estimular o resgate da auto-estima de parte dessas pessoas. Mas é pouco, muito pouco, e esse livro é somente uma maneira que encontraram de fazer mais. Esses jovens têm sua própria linguagem, têm suas próprias leis. Quem realmente quer entendê-los, terá que fazer um esforço, tanto para compreender suas expressões gramaticais, quanto suas atitudes, e para isso, cada um de nós tem que se despir de todo ódio que nutrimos, todo medo que desenvolvemos a partir deles. Temos que renunciar ao que nos foi ensinado sobre o Bem e sobre o Mal. Esse provavelmente é o bilhete mais seguro para viajar na boléia desta compreensão, mais próxima de uma realidade que muitas vezes até a própria favela desconhece.
Lançamento do livro "Falcão - Meninos do Tráfico" Rio de Janeiro - Cine Odeon - 03/04 (10hs) ------- Cidade de Deus (Espaço Cultural CDD) - 03/04 (19hs)
São Paulo - Comunidade Real Parque (Casulo) - 05/04 (10hs) ---------- Daslu - 05/04 (19hs)----------------- Afrobrás - 06/04 (18hs)

Nenhum comentário: