14 de set de 2010

LIIBRA 2010 CUFA-MT: O show vai começar

A cidade de Sinop receberá os atletas da Liga Internacional de Basquete de Rua que irão apresentar a arte desse esporte que em breve será um esporte olímpico.


Por Ederson Déka



No próximo dia 19,domingo, acontece na cidade de Sinop a etapa mato-grossense da LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua), evento organizado pela CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso). O palco dessa etapa será na área externa do Ginásio de Esportes Benedito Santiago, localizado no Centro da cidade, à partir das 8h.
Para essa etapa, já estão confirmados 20 times, que além de troféu e medalha a equipe vencedora viajará para disputar a fase final na cidade do Rio de Janeiro, que acontecerá nos dias 24 e 25 desse mês.





O basquete de rua é uma modalidade relativamente recente, e que desperta o interesse de muitos apaixonados que, muitas vezes, não têm condições de se dedicar full time a ele. Portanto, é comum que os grupos se ‘desagreguem’. Mas as edições da LIIBRA têm servido também de agregador, pois muitos atletas sonham em ser profissionais nesse esporte.
Um dos grandes objetivos dessa competição, que é realizada em etapas nos estados brasileiros, é dar visibilidade para essa modalidade esportiva, pois até mesmo o basquete convencional não possui grande expressão em nosso país.A meta é atingir um grande número de praticantes para, em um futuro próximo, o Basquete de Rua ser um esporte olímpico.

“Essa é uma oportunidade da cidade conhecer de perto o Basquete de Rua e suas tecnologias, pois a idéia da CUFA-MT em descentralizar a etapa estadual de Cuiabá para Sinop é prova do crescimento institucional de reafirmar a capacidade das CUFAs do interior em realizar um evento desse porte”, destacou Anderson Maciel, coordenador da CUFA Sinop.
Já alguns praticantes desse esporte estão entusiasmados com o evento, pois terão a chance de tentar a vaga para as finais no Rio de Janeiro. “Jogo Basquete de Rua há cinco anos, nunca disputei uma competição espero que a minha primeira competição possa fazer bonito em quem sabe disputar as finais fora do Estado”,comentou o jovem Marcos Antonio Silva (20), do time Sensação de Cuiabá.


Outro jovem que está treinado todos os dias com sua equipe é Jander de Oliveira (22) do time L&A, de Várzea Grande. Ele diz que para disputar essa seletiva é necessário muito empenho e dedicação, pois no ano passado assistiu aos jogos da LIIBRA em Cuiabá e percebeu que as equipes são dedicadas de disciplinadas. “Não podemos perder tempo, pois o evento está bem próximo e temos que pegar firme nos treinos, tenho certeza que iremos nos destacar na competição”.


Etapas pelo Brasil


As etapas estaduais já foram realizadas em 18 estados do território nacional, atraindo milhares de apreciadores que lotam as arquibancadas para assistir uma das competições que é embalada com muita música e apresentações culturais, dentre os estados que já realizaram a LIIBRA destacamos o estado de Santa Catarina. A etapa estadual foi realizada na cidade de Florianópolis pela CUFA SC (Central Única das Favelas de Santa Catarina), a qual, segundo estimativas da PM, atraiu mais de 5 mil expectadores, que além de presenciar a arte do Basquete de Rua, puderam também curtir apresentações culturais e participar de oficinas oferecidas no espaço, como acontece em todos os estados nas etapas estaduais e municipais.


Informações: (66) 9903-4650/9956-1066

Nenhum comentário: