21 de set. de 2010

Basquete de Rua de Sinop representará o estado de Mato Grosso no rio

Livia Kriukas


A Central Única das Favelas do Mato Grosso (CUFA-MT) realizou neste ultimo domingo (19) a etapa estadual matogrossense da Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra). O evento começou as 8h30 com termino às 19h. Contou com a presença de times de basquete das cidades de Sinop e Colider. O total de times foi de dez masculinos e cinco femininos. Com premiação de troféu e medalhas para os três primeiros lugares e para o primeiro lugar passagens para disputar a final da Liibra na cidade do Rio de Janeiro no próximo fim de semana nos dias 24 e 25 deste mês.



A Liibra além de um evento de basquete de rua, proporcionou um dia com varias outras atrações como intervenção de break com os b.boys da CUFA Sinop, Vinicius “pato”, Rafael “lagartixa”, Fabrício, Rainer, Thiago “neguinho” e Marcelo dançando ao som do Dj Japa da CUFA Cuiabá, riscando o toca discos com muito rap como manda a tradição do basquete de rua. Também o que chamou a atenção do público feminino presente foi às tranças afros feitas pela voluntária do projeto Pixaim da CUFA Cuiabá Lorrane Costa (19).

Classificação

No basquete de rua a final do masculino foi disputada pelos times Los Gorditos contra Canarinhos. Mas quem levou a melhor foi Los Gorditos formado pelos atletas Raul Villa, Hemanuel Damião, Diego de Oliveira e Luis Carlos que venceram por 14 a 12 dos Canarinhos. Raul o mais experiente do time ressalta o sentimento de ganhar a competição. “Foi muito bom, apesar de não ter rivalidade. Mas o melhor foi jogarmos entre amigos. Agora é representar Mato Grosso no rio”



Já no feminino a disputa foi entre As Minas contra I Carly. Os dois times se sobressaíram durante toda a competição, mas dessa vez ficou para a equipe As Minas por 16 a 9. A equipe é formada por Estela Camila, Elisangela Reis, Francieli de Souza, Caroline Alves e Letícia Fernanda.



Estela falou sobre a importância de um evento do porte da Liibra a nível estadual ser sediado em Sinop. “É interessante pois como o estado é muito grande e muitos praticam o esporte mas não tem condições, é bom essa diversificação as vezes para cidades do nortão”



Essa é a 4° edição da Liibra na Cidade de Sinop que a CUFA Sinop organiza. Sendo três regionais e neste ano o 1° estadual com a organização da CUFA Mato Grosso. O coordenador da CUFA Sinop Anderson Maciel explicou como foi à responsabilidade de sediar um evento a nível estadual desse porte pela primeira vez sendo descentralizado de Cuiabá para o interior. “Superou nossas expectativas em vários aspectos. Primeiro, a integração dos jogadores com o basquete de rua por toda sua arte e beleza urbana. Segundo, a criação do publico fiel ao evento e terceiro, a legitimação que as CUFAs do interior têm qualidade para produzir eventos de grande porte como a Liibra”.

Nenhum comentário: