16 de fev. de 2010

Entrevista Secretario de Cultura de Peixoto de Azevedo


Por Lívia Kriukas


A CUFA (Central Única das Favelas) que esteve no município de Peixoto de Azevedo no Encontro Estadual de 2010, nos dias 12 a 14 de fevereiro. Conversamos com o Secretario de Cultura do município o Secretario Joezer Ponciano que exerce o cargo de Secretario da Cultura á três anos.
Joezer falou um pouco do que constitui a cultura peixotense, que tem como opção para os jovens de Peixoto atividades como:

Artes cênicas
Aulas de Danças
Canto Coral “Tom e Vozes”
Aulas de Violão
Aulas de informática básica.

A origem da população de Peixoto era de duas tribos indígenas da região “kren Acaroli” e os “Panarás”. E por sua vez foi crescendo sua população pela tal “fofoca do ouro” já que é uma região de garimpo até hoje, assim a cidade foi crescendo e se desenvolvendo aos poucos, mas Joezer ressalta “perdemos muito a identidade cultural por falta de oportunidades”.
Acompanhe mais sobre a continuidade da entrevista:

CUFA: Na sua visão quais benefícios a CUFA Peixoto trás para cidade em relaçao a Cultura?

Joezer: A cultura do município trouxe um dispertar para os governantes, sempre levando uma mensagem para a comunidade, ações como do evento da consciência negra na cidade.

CUFA: O que podemos esperar da Secretaria de Cultura de Peixoto após o Encontro Estadual nesse ano de 2010?

Joezer: Uma parceria mais ampla, um caminhar junto pra cobrar um produto cultural em áreas precárias.

CUFA: Qual a diferença de Cultura Peixoto e Cultura Peixoto com a CUFA?

Joezer: No primeiro evento da CUFA ouvi um rapaz falando “eu não sei pra que CUFA em Peixoto não tem favela”, então falei pra ele que deveria sair daquele mundinho e ver o que significa “favela”, então isso que é a diferença a CUFA lutando contra as desigualdades sociais, saindo de dentro da favela e buscando recursos de fora para o município.

Nenhum comentário: