Por Lívia Kriukas
A CUFA (Central Única das Favelas) que esteve no município de Peixoto de Azevedo no Encontro Estadual de 2010, nos dias 12 a 14 de fevereiro. Conversamos com o Secretario de Cultura do município o Secretario Joezer Ponciano que exerce o cargo de Secretario da Cultura á três anos.
Joezer falou um pouco do que constitui a cultura peixotense, que tem como opção para os jovens de Peixoto atividades como:
Artes cênicas
Aulas de Danças
Canto Coral “Tom e Vozes”
Aulas de Violão
Aulas de informática básica.
A origem da população de Peixoto era de duas tribos indígenas da região “kren Acaroli” e os “Panarás”. E por sua vez foi crescendo sua população pela tal “fofoca do ouro” já que é uma região de garimpo até hoje, assim a cidade foi crescendo e se desenvolvendo aos poucos, mas Joezer ressalta “perdemos muito a identidade cultural por falta de oportunidades”.
Acompanhe mais sobre a continuidade da entrevista:
CUFA: Na sua visão quais benefícios a CUFA Peixoto trás para cidade em relaçao a Cultura?
Joezer: A cultura do município trouxe um dispertar para os governantes, sempre levando uma mensagem para a comunidade, ações como do evento da consciência negra na cidade.
CUFA: O que podemos esperar da Secretaria de Cultura de Peixoto após o Encontro Estadual nesse ano de 2010?
Joezer: Uma parceria mais ampla, um caminhar junto pra cobrar um produto cultural em áreas precárias.
CUFA: Qual a diferença de Cultura Peixoto e Cultura Peixoto com a CUFA?
Joezer: No primeiro evento da CUFA ouvi um rapaz falando “eu não sei pra que CUFA em Peixoto não tem favela”, então falei pra ele que deveria sair daquele mundinho e ver o que significa “favela”, então isso que é a diferença a CUFA lutando contra as desigualdades sociais, saindo de dentro da favela e buscando recursos de fora para o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário