21 de dez. de 2007

LANÇAMENTO DO MARIA MARIA EM SINOP - SUCESSO TOTAL

Fonte: Fernanda Quevedo

Depois de vários dias de espera, de Sinop recebeu com muito carinho, Mv Bill e Nega Gizza para o Lançamento do livro Falcão Mulheres e o Tráfico, e do Núcleo de Projetos Maria Maria.

Mesmo debaixo de muita chuva, mais de 200 pessoas compareceram no evento realizado na escola Rosa dos Ventos, que fica na periferia de Sinop.

Foi montada uma mesa, a qual estavam presentes, além de Nega Gizza, conselheira nacional do Maria Maria, e MV Bill um dos escritores do livro, ambos coordenadores da Cufa do Rio de Janeiro, o representante da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR), Antonio Pinto (Toninho), e é claro os coordenadores de CUFA Cuiabá e Sinop, Karina Santiago e Anderson Maciel respectivamente.

Organizações como Conexões dos Saberes da UFMT, MIN Movimento de Inteligência Negra de Cuiabá e a Associação de Moradores do Bairro Palmeiras, fizeram perguntas referentes às políticas de igualdade racial e também sobre o livro, contribuindo de maneira efetiva no debate.

Alunos das oficinas de Break realizadas pela Cufa Sinop fizeram uma brilhante apresentação, assim com a Rapper Taynara, que é instrutora de break e Mc. Taynara compôs uma letra falando sobre o Maria Maria, que agitou a galera.

O livro, escrito por Celso Athayde e Mv Bill, vem mostrando a realidade vivida por mulheres de várias regiões do país no universo do tráfico de drogas, que vivem em uma nova ordem moral, a qual Celso e Bill tentam mostrar para o Brasil.

A situação da mulher em Mato Grosso não se diferencia das mulheres de outras regiões. O Núcleo vem na estratégia de enfrentamento dessas questões, sem fórmulas prontas e acabadas como ressalta Nega Gizza. Mas sim na troca de experiências visando o aumento da qualidade de vida das mulheres das periferias brasileiras.

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

É com prazer que informo que adicionei este blog ao meu "Coisas de Mato Grosso".
Se porventura não for do seu agrado, apenas me avise que eu retiro o link.
Um abraço e um Feliz Natal.