17 de jun de 2010

CUFA Mato Grosso inaugura base em Matupá no próximo domingo

Metodologia CUFA já é aplicada em 12 municípios do estado. Já no lançamento serão realizadas atividades de esporte, lazer e formação.

Por Fernanda Quevedo

Vista aérea de Matupá

A CUFA-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) vai lançar mais uma base no Estado. Trata-se da CUFA Matupá, que será inaugurada no dia 20 (domingo), às 15 h., na Praça dos Migrantes, no centro da cidade. Na oportunidade a CUFA, coordenada por Emerson Rodrigues de Araújo, desenvolverá ações como: apresentação da equipe cultural da CUFA de Peixoto de Azevedo, jogos de vôlei, brincadeiras com pula-pula, palestras nas áreas de saúde e segurança pública, mostras artesanais e shows culturais de artistas do município.

Em Mato Grosso, a CUFA está instalada em Cuiabá, Sinop, Barra do Garças, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Colíder, Confresa, Aripuanã, Rondonópolis, Alta Floresta, Água Boa, e agora em Matupá. A instituição também está presente em todas as capitais brasileiras, e mais 11 países, sendo eles: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Hungria, Itália, Estados Unidos e Venezeuela.

Emerson Rodrigues, o coordenador da CUFA Matupá é um paranaense de 28 anos, e que há vinte e seis mora em Mato Grosso. Ele é o fundador do Movimento Jovem de Matupá e há sete anos trabalha com a comunidade pelo viés solidário. Já realizou diversas ações como campanhas para a proteção de famílias em situação de risco, e com esse grupo já formado usará a metodologia de trabalho da CUFA para o desenvolvimento de ações locais. “Agora com a metodologia CUFA quero oportunizar para essa juventude algo mais para suas vidas. Espero contar com todos da CUFA nessa jornada e saibam que todos podem contar comigo para a continuação deste trabalho maravilhoso que a CUFA faz”, comenta o coordenador.

A CUFA

Central Única das Favelas é uma organização sólida, reconhecida nacional e internacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais. Foi criada à partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Assim, vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas.

Para mais informações e/ou interesse em realizar apresentações culturais, entrar em contato pelos telefones: (66) 9953-9361 begin_of_the_skype_highlighting (66) 9953-9361 end_of_the_skype_highlighting – (66) – 3595-2247 ou pelo e-mail emerson.cufamt.mtpa@gmail.com.

Acompanhe as ações da CUFA Matupá pelo blog: www.cufamatupa.blogspot.com

Nenhum comentário: