Por Fernanda Quevedo

Foto: Flickr CUFA SP
O blog do jornalista Leandro Nascimento do Estado de Mato é um dos destaques dessa semana do site da UOL na sessão blogs, o site premia vários espaços como “Blogs Legais” e o Brasilerô foi escolhido por levar informações do Estado como eventos, cultura, política e sempre trás resumos de como é a situação da população que mora em locais distante dos grandes centros.
O Blog do Brasilerô (http://www.brasilero.zip.net/) é parceiro de várias entidades sem fins lucrativos e realiza várias projetos junto à sociedade do Estado. O jornalista Leandro Nascimento busca sempre trazer as questões como elas acontecem para que o Brasil possa conhecer a realidade da sociedade.
No Estado ainda existem várias diferenças e uma delas são as questões ambientais que muito são usadas por políticos somente para o fato de se elegerem e reelegerem, mas tem ajudado a fazer a história de pessoas que querem vencer na vida e fazer a diferença, como é o caso do Projeto Crescer da cidade Vila Rica que atende crianças e adolescente. O Projeto Atitude e Arte de Confresa que atende crianças e jovens com jogos culturais como a capoeira, futebol e teatro.
E ainda ajuda a CUFA de Sinop na onde apresenta a mesma através de publicidade para que a população venha conhecer ainda mais esse brilhante projeto nacional.
Mais informações sobre a seleção da UOL acesse http://blog.uol.com.br/.
Fonte UOL
Inscrições de 09/01/09 a 07/03/09
As inscrições para 3ª edição do CineCufa estão abertas. Este festival nasceu da proposta de democratização da Sétima Arte, por isso, só serão exibidas produções criadas por moradores e legítimos representantes das favelas.
Para os cineastas e cinéfilos que acabam de nos conhecer, e mesmo para os que já participaram de uma e/ou outra de nossas edições, vale lembrar que neste início de século XXI, por conta de avanços tecnológicos, houve um barateamento dos equipamentos audiovisuais. Deste modo, hoje qualquer pessoa pode fazer um filme usando tecnologia digital (amadora ou profissional).
Isto faz com que o número de produções audiovisuais aumente, bem como os cursos de capacitação profissional. Assim, a Central Única das Favelas, que já desenvolve seu Núcleo Audiovisual há pelo menos uma década, pretende valorizar cada vez mais as produções dos cineastas de favela, bem como fomentar a construção de uma identidade que passe a atuar mais fortemente no mercado cinematográfico, ou seja, criando um viés para que essas obras sejam exibidas e possam ser ativas neste movimento. O que incentiva os realizadores dessa crescente vertente audiovisual a se reconhecerem como representantes de um novo movimento estético, social e político.
Enfim, este é o mote do CineCufa: a realização de um festival de cinema no qual as obras exibidas não abordem necessariamente o tema “favela”, mas sim, que tenham por trás das lentes o ponto de vista da periferia e de seus legítimos representantes, oriundos de toda e qualquer parte do mundo.
E como prova do crescimento do nosso festival, na 2ª edição, tivemos como novidade o prêmio “Governo do Rio – Na Tela da Favela”, que se dividiu em dois quesitos: “Voto Popular” e “Júri Especializado”.
Destes, Guilherme Varella (jovem diretor do curta “Raízes”) e o trio composto por Paulo Silva, Júlio Pecly e Cavi Borges (com o filme “7 Minutos”) foram os ganhadores, respectivamente.
“O CineCufa é composto pelas produções de quem está dentro da comunidade, de lá pra fora. Por meio de cursos como os que a CUFA oferece, as pessoas da comunidade passam a ter um olhar cinematográfico, mais crítico” – comenta Paulo Silva, ex-aluno do Núcleo de Audiovisual da CUFA. “E isso não quer dizer que na favela só tem história triste, e só existe felicidade na Zona
Sul”, acrescenta Júlio, também ex-aluno.
É por isso que, desde já, estamos convidando você a participar desta empreitada. Inscreva agora a sua produção, pois a pré-seleção dos filmes que serão exibidos nesta edição de 2009 já começou!!
Ministro Tarso Genro e membros da Cufa