
26 de fev. de 2008
2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

25 de fev. de 2008
Das livrarias para as prisões

Já no Rio de Janeiro, mais especificamente no Talavera Bruce, o lançamento nacional será marcado por um evento que contará com a presença de Sandra de Sá, Elke Maravilha, Tarso Genro (Ministro da Justiça), Coronel César Rubens Monteiro de Carvalho (secretário de Administração Penitenciária), André Luiz de Azevedo Nascimento (diretor do presídio), Marina Maggessi (deputada federal), entre outros.
Em Falcão – Mulheres e o Tráfico, o objetivo dos autores MV Bill e Celso Athayde é levar pessoalmente as histórias das mulheres retratadas no livro às 26 capitais brasileiras. Mas, em vez da tradicional noite de autógrafos em livrarias, eles querem fazer o lançamento dentro de presídios femininos. Com o objetivo de mostrar a dura realidade das traficantes que inspiraram a obra, Bill e Athayde exibirão nas unidades trechos do documentário que leva o mesmo nome do livro.
Falcão – Mulheres e o Tráfico é um desdobramento de Falcão – Meninos do Tráfico, livro lançado em 2006 também pela editora Objetiva e pela Central Única das Favelas (CUFA). Entrevistando menores envolvidos com o crime organizado em todo o Brasil, MV Bill e Celso Athayde revelaram que a vida bandida desses “falcões” estava diretamente ligada às trajetórias de suas mães, filhas, irmãs, amigas, mulheres e namoradas.
Por: Gabriela Moreira – Jornal EXTRA – 27/01/2008 – Caderno Geral
8 de fev. de 2008
Movimentando o Hip Hop, agita o Carnaval Matogrossense
A CUFA de Cuiabá, realiza o Movimentando o Hip Hop, na programação do Grito Rock de Cuiabá, e neste ano os resultados foram hiper positivos, haja visto, a importante integração cultural hiphopiana que houve com outros estados não poderia ter sido melhor.

Dando inicio a programação do Movimentando o Hip hop, Dj Cleiton e o Grupo FDK 288 deram o toque cuiabano, agitando o público logo no inicio da movimentação, o público ainda conferiu as performances dos Dj’s Taba e Draw, oriundos do Jardim Vitória – Cuiabá.

A batalha de break, com crews de Barra do Garças e Cuiabá mostrou que Mato Grosso esta fortalecendo cada vez mais a profissionalização do hip hop, em especial no quesito “dança”.
Além do Grupo FDK 288 de cuiabá, os Rappers Gasper e Dyskreto ambos de Goiânia, os Rappers Gasper e Dyskreto ambos de Goiânia, fizeram excelentes apresentações, evidenciando a importância e como vem dando certo a execução das propostas do HIp Hop Fora do Eixo, destaque ainda para o Grupo Linha Dura e Dj Taba, que mostraram o melhor do Hip Hop “Tchapa e Cruz”.
Com toda experiência e charme feminino a Graffiteira Nara de Cuiabá, juntamente com os Graffiteiros Caps (SP), Amarelo e Verme (MS), Faraó (MT), coloriram o Movimentando o Hip Hop, com belas e esculturais obras primas.

Mas em todas noites, as grandes atrações foram os Dj’s de São Paulo Bola 08 e RM. Rockeiros, punks, teatreiros e hiphopers balaçaram ao som do melhor black music. A apresentação dos caras foi prolongada devido êxtase da galera. Bola 08 e Rm tocaram também na batalha de rima, na qual os rimadores fizeram com que o público fosse ao delírio. Muita poesia e classe dos artistas cuiabanos e goianos, ressaltando que ambos os estados fizeram um emocionante duelo, na final da batalha de rima.
Dj Bola 08 é de Santo André, SP e toca no grupo Realidade Cruel. Trabalha com discotecagem a mais de 10 anos e também realiza trabalhos sociais em São Paulo, e em 2007 ganhou o premio de melhor dj no Hutuz Rap Festival.
Já Dj RM, participa do Coletivo Clãs Leste Dj’s e tocou pela primeira vez ao lado de Bola 08. Parece que a parceria deu certo, afinal o publico não parou um segundo.
Confira mais imagens no http://www.flickr.com/photos/cufamt/