A Central Única das Favelas – CUFA do município de Sinop, desde o principio do ano de 2006, realiza uma grande parceria com a Escola Estadual Paulo Freire, com trabalhos ligados aos 04 elementos da cultura hip hop, com intuito de remanejar as crianças das ruas para dentro das salas de aulas, e ainda aproveitar de forma mais eficácia seu comportamento e desempenho, tanto dentro da sala de aula como no próprio convívio familiar. Resultados positivos vem sendo obtidos dentro de todas as ações.
A grande ação mais recente, e digamos que mais trouxe alegria e muita disposição aos alunos e ate mesmo a professores, foi a disponibilização da CUFA de Cuiabá do Graffiteiro Pack e do Graffiteiro Snarf, onde realizaram um grande Work Shop para as crianças da escola citada.
Pack e Snarf, promoveram um trabalho interativo e descontraído, onde todos puderam estar a vontade, e deixaram sem duvidas a semente do Graffite plantada aqui em Sinop, vale ressaltar ainda que realizaram um belíssimo trabalho no Viaduto, considerado cartão postal da cidade e um importante trabalho de capacitação de instrutores.
Tudo muito lindo, tudo muito bem, mas um fato irrisório e sabotador, aconteceu a poucos dias, onde vândalos picharam no trabalho realizado pelos Graffiteiros e pelos Alunos da Escola Paulo Freire, os mesmos graffitaram uma frase dizendo, (HIP HOP PAULO FREIRE), e apenas as palavras que vinham dizendo Hip Hop foram pinchadas, sem duvidas é um ato ilícito, e que repudiou a todos, tanto alunos, professores, instrutores quanto a comunidade em geral.
O Movimento Negro de Sinop, que desde o principio é parceira da CUFA de Sinop, sentiram-se indignados e tomamos como ato de preconceito e racismo, nos sentimos verdadeiramente indignados, e como pode existir alguém sem sentimentos e inteligência, para cometer um ato deste.
Abaixo confira fotos do inicio do trabalho, o trabalho pronto e após o estrago.



E VOCÊ CIDADÃO BRASILEIRO ACHA ISSO PRECONCEITO?