27 de set. de 2009

Matogrossenses confiantes com a representaçao de REI RAPPER no Rap Popular Brasileiro Festival

Por
Lívia Kriukas

As expectativas para a grande final do RPB - Rap Popular Brasileiro, a ser realizado no proximo dia 04 de outubro, nao poderia ser melhores, a geral toda do estado de Mato Grosso e principalmente aqui do municipio de Sinop esta torcendo pro rapper "Rei Rapper", todos nos confiantes e anciosos com essa final que vai ser um estouro tendo grandes nomes do Rap Popular Brasileiro, pois Rei Rapper manda muito bem e seu desempenho vem crescendo cada vez mais, com suas letras inteligentes, criativas e sempre procurando mostrar a realidade a nos da comunidade em geral, sem fala que com a presença do Rei Rapper nessa finalissima da RPB, só engrandece o hip hop no Estado de Mato Grosso...

Mato Grosso vem sendo destaque no cenário independente musical especial a cena do Rap, podemos citar como exemplo o nome do rapper Linha dura, que já se apresentou em diversos festivais, foi finalista do Hutuz, maior festival de hip hop da América do Sul e tambem ganhou importantes prêmios como o Abril pro Rap.

Também colocou o pé na estrada e encarou uma turne com duração de 20 dias, teve um cronograma bastante intenso, pois o roteiro de apresentações incluia cidades como Brasilia-DF, Pirinópolis-GO, Inhumas-GO, Uberlândia-MG, Fortaleza-CE, Natal-RN, João Pessoa-PB, Recife-PE e Vitória da Conquista-BA. E Linha dura não para por ai, por sua vez, vem se destacando cada vez mais, nas Politícas Públicas Culturais e principalmente em pautadas na música.

24 de set. de 2009

Mostra Regional de Produção Cultural


Por
Lívia Kriukas











Neste ultimo fim de semana, dias 19 e 20 de setembro, nos representantes da CUFA (Central Unica das Favelas) de Sinop-MT participamos da MOSTRA REGIONAL DE PRODUÇÃO CULTURAL, que teve como atraçao e participaçao de pessoas da cultura em geral do estado de Mato Grosso: teatro, dança, musica, artes plásticas. Assim visando mais que um programa cultural para todos, mais sim também fazer o cadastramento desses artistas da nossa cultura Matogrossense, para fins de mostrarmos pra fora do nosso estado que Mato Grosso tem sim pessoas talentosas e não só fica no "falar"...Nosso coordenador da CUFA Sinop Anderson Maciel, também não ficou de fora marcou presença é claro, e leu um texto sobre a re-cultura. È interessante ver como a temática “Cultura” vem sendo debatida nos últimos tempos e mais bacana ainda, é ver os desdobramentos dessas discussões. o Re-Cultura, movimento capitaneado por gestores e produtores culturais, motivão pelas declarações do Rapper Mv Bill. O movimento objetiva articulação das questões tributárias, trabalhistas, previdenciárias e fiscais das profissões e ocupações culturais além da tributação de cadeias produtivas da economia da cultura. o Re-Cultura tem sido capitaneado por Pablo Capilé, vice-presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) e coordenador do Espaço CUBO, pelo rapper Linha Dura, coordenador estadual da CUFA, com ampla participação da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, cujo gestor, é o Secretario Mario Olímpio.
Em paralelo tivemos um curso sobre a discriminação racial. Foi discutido que a discriminaçao racial e o racismo é o preconceito materializados em ações e condutas que desqualificam e inferiorizam um grupo em detrimento de outro. No brasil, temos legislação que proíbe a discriminação racial, ou seja, o ato de discriminar o outro por conta de suas características étnico-raciais...Ações discutidas em grupo:* construir as equipes regionais (até 10/10)* definiçao dos materiais imagéticos para pré - teste.* pré- teste até 15/12 * definição das escolas (20/10)* visita de apresentaçao da pesquisa (30/10)* pré-teste até 01/02 * II jornada fevereiro de 2010 ?(EDU-AFRO)* 1° retrato ambiental escolar até 01/02foram um dia e meio de conhecimento cultural e apredizagem, sem fala no esforço de cada um presente pra estar lá acompanhando cada apresentação, propondo idéias e se divertindo é claro...Agradeço a todos que estiveram presentes e aqueles que nao foram ou nao puderam ir, infelismente perderam uma grande aprendizagem cultural...abraços!!!