27 de jan. de 2009

Basquete de Rua em movimento pelo Brasil

Confira o que as CUFA’s estão aprontando pelo país a fora

Por Fernanda Quevedo

torneio de Basquete de Rua em São Paulo
O Basquete de Rua circunscrito em projetos sociais pelo Brasil ganha força em 2009. O fato é que as Cufas de todo o Brasil, realizarão até julho, etapas regionais e estaduais da LIIBRA - Liga Internacional de Basquete de Rua. Alguns estados como Mato Grosso do Sul e Bahia já realizaram eventos em janeiro que tinham como mote, o esporte-arte. A idéia é a mobilização das comunidades para a prática e difusão do basquete até que as etapas da LIIBRA comecem a acontecer. Todos os outros estados concentram suas forças no planejamento e produção das etapas estaduais, que não acontecerão apenas nas capitais. Em Mato Grosso, por exemplo, serão três etapas, sendo que uma delas acontecerá no interior do Estado. A Liga Internacional também terá etapas em países como o Chile, Hungria e Alemanha. Outros pontos do planejamento das CUFA’s é a criação de veículos de comunicação para a difusão do esporte e o Encontro Nacional da CUFA que começa no próximo dia 29 em Cuiabá. Coordenadores de todo o Brasil estarão reunidos para delinear conjuntamente os projetos de cada Base.
Saiba mais sobre Basquete de Rua AQUI!
Expediente
Reportagem e Edição: Fernanda Quevedo
Foto: Flickr CUFA SP

26 de jan. de 2009

Vem aí o maior festival de rap nacional, o RPB (Rap Popular Brasileiro).

A partir de fevereiro os diversos grupos de rap espalhados pelo país podem se inscrever no RPB, o maior festival do gênero no Brasil, que será realizado nos meses de junho e julho. Os grupos que stiverem interessados a participar devem preparar material para divulgação, ntre eles: release, fotos, cd com música, rider e letra da música.


Os interessados devem ficar atentos ao regulamento com espectivos prazos de inscrição e demais procedimentos em seus stados.


O festival é democrático, por isso, todos os grupos e cantores de rap podem participar, até aqueles que estão começando. Além disso, haverá premiação para os três primeiros colocados.


Preparem-se! Breve divulgaremos mais informações...


Contato


Tel: (21) 3015-5927 Ramal 24

24 de jan. de 2009

Blog do Brasilerô é destaque nacional



O blog do jornalista Leandro Nascimento do Estado de Mato é um dos destaques dessa semana do site da UOL na sessão blogs, o site premia vários espaços como “Blogs Legais” e o Brasilerô foi escolhido por levar informações do Estado como eventos, cultura, política e sempre trás resumos de como é a situação da população que mora em locais distante dos grandes centros.

O Blog do Brasilerô (http://www.brasilero.zip.net/) é parceiro de várias entidades sem fins lucrativos e realiza várias projetos junto à sociedade do Estado. O jornalista Leandro Nascimento busca sempre trazer as questões como elas acontecem para que o Brasil possa conhecer a realidade da sociedade.

No Estado ainda existem várias diferenças e uma delas são as questões ambientais que muito são usadas por políticos somente para o fato de se elegerem e reelegerem, mas tem ajudado a fazer a história de pessoas que querem vencer na vida e fazer a diferença, como é o caso do Projeto Crescer da cidade Vila Rica que atende crianças e adolescente. O Projeto Atitude e Arte de Confresa que atende crianças e jovens com jogos culturais como a capoeira, futebol e teatro.

E ainda ajuda a CUFA de Sinop na onde apresenta a mesma através de publicidade para que a população venha conhecer ainda mais esse brilhante projeto nacional.

Mais informações sobre a seleção da UOL acesse http://blog.uol.com.br/.

Fonte UOL


CineCufa 2009 – Participe!


Inscrições de 09/01/09 a 07/03/09


As inscrições para 3ª edição do CineCufa estão abertas. Este festival nasceu da proposta de democratização da Sétima Arte, por isso, só serão exibidas produções criadas por moradores e legítimos representantes das favelas.

Para os cineastas e cinéfilos que acabam de nos conhecer, e mesmo para os que já participaram de uma e/ou outra de nossas edições, vale lembrar que neste início de século XXI, por conta de avanços tecnológicos, houve um barateamento dos equipamentos audiovisuais. Deste modo, hoje qualquer pessoa pode fazer um filme usando tecnologia digital (amadora ou profissional).

Isto faz com que o número de produções audiovisuais aumente, bem como os cursos de capacitação profissional. Assim, a Central Única das Favelas, que já desenvolve seu Núcleo Audiovisual há pelo menos uma década, pretende valorizar cada vez mais as produções dos cineastas de favela, bem como fomentar a construção de uma identidade que passe a atuar mais fortemente no mercado cinematográfico, ou seja, criando um viés para que essas obras sejam exibidas e possam ser ativas neste movimento. O que incentiva os realizadores dessa crescente vertente audiovisual a se reconhecerem como representantes de um novo movimento estético, social e político.

Enfim, este é o mote do CineCufa: a realização de um festival de cinema no qual as obras exibidas não abordem necessariamente o tema “favela”, mas sim, que tenham por trás das lentes o ponto de vista da periferia e de seus legítimos representantes, oriundos de toda e qualquer parte do mundo.



E como prova do crescimento do nosso festival, na 2ª edição, tivemos como novidade o prêmio “Governo do Rio – Na Tela da Favela”, que se dividiu em dois quesitos: “Voto Popular” e “Júri Especializado”.



Destes, Guilherme Varella (jovem diretor do curta “Raízes”) e o trio composto por Paulo Silva, Júlio Pecly e Cavi Borges (com o filme “7 Minutos”) foram os ganhadores, respectivamente.

“O CineCufa é composto pelas produções de quem está dentro da comunidade, de lá pra fora. Por meio de cursos como os que a CUFA oferece, as pessoas da comunidade passam a ter um olhar cinematográfico, mais crítico” – comenta Paulo Silva, ex-aluno do Núcleo de Audiovisual da CUFA. “E isso não quer dizer que na favela só tem história triste, e só existe felicidade na Zona
Sul”, acrescenta Júlio, também ex-aluno.

É por isso que, desde já, estamos convidando você a participar desta empreitada. Inscreva agora a sua produção, pois a pré-seleção dos filmes que serão exibidos nesta edição de 2009 já começou!!


20 de jan. de 2009

Cuiabá vai sediar o 4º Encontro Nacional de Cufa

Coordenadores de todo o Brasil estarão em Cuiabá no próximo dia 29
Por Fernanda Quevedo
encontro nacional em Brasília em 2008

De 29 de janeiro a 01 de fevereiro a calorosa Cuiabá será a capital Nacional da Cufa. A questão é coordenadores estaduais se reúnem para finalizar o planejamento estratégico nacional de 2009 da organização, que começou a ser feito em novembro do ano passado em Brasília, e durou cinco dias. Os principais projetos a serem discutidos serão a Liibra (Liga Internacional de Basquete de Rua) e o projeto “Os Invisíveis”. Celso Athayde, conselheiro nacional e fundador da Cufa sentirá pela primeira vez o calor cuiabano, tal como grande parte dos cufistas de todos os estados do país que também aproveitarão o momento para conhecer a Chapada dos Guimarães.


A Liibra tem sido o plano mais debatido dentro da organização, por conta de suas peculiaridades bem como sua abrangência, que se tornou mundial. A única liga brasileira de basquete de rua tornou-se internacional, com representantes na América Latina, Estados Unidos e Europa, países onde o esporte-arte já tem sido fomentado, com a criação de times e discussões sobre as regras do esporte. Além do alinhamento das estratégias, já que até junho todos os estados realizarão etapas regionais, as parcerias para o fomento do esporte no mundo também estarão em pauta. Celso Athayde e Claudia Raphael da Cufa do Rio de Janeiro farão a explanação da Liibra, com o intuito de solucionar todas as duvidas com relação ao projeto.

Cufa MT no encontro nacional
Já o projeto “Os Invisíveis” que foi delineado no último encontro nacional da Cufa, com a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro que afirmou a importância da Cufa para o Brasil (veja aqui). Quem também participou do encontro da Cufa no ano passado foi o secretário executivo Wadson Ribeiro, onde apresentou programas esportivos-sociais do Ministério do Esporte. Outra presença marcante foi de Reinaldo Gomes, coordenador executivo do Pronasci, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A trinca Cufa-Pronasci- Ministérios de Justiça e Esporte articulam-se no enfrentamento da violência, seus reflexos e causas no país, propondo ações interventivas e motivadoras, que tirem jovens das favelas brasileiras da condição de invisibilidade ou visibilidade deturpada.
A Liibra será realizada em todo o Brasil, ainda no primeiro semestre deste ano. O “Os Invisíveis”, só será desenvolvido onde o Pronasci esta instalado.



Ministro Tarso Genro e membros da Cufa



Política de descentralização

A realização do encontro em Cuiabá faz parte de uma política de descentralização, onde os estados “fora do eixo” devem receber coordenadores de todo o Brasil, começando por Cuiabá. Os primeiros encontros aconteceram no Rio de Janeiro e Brasília, com o intuito de facilitar a locomoção dos coordenadores em especial do Norte e Nordeste. Com a política de descentralização, próximos encontros devem acontecer em estados dessas duas regiões.
SERVIÇO
O que: Encontro Nacional da Cufa em Cuiabá
Quando: dias 29, 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro.
Onde: Hotel Taiamã
Para saber mais: (65) 3028 – 1114

19 de jan. de 2009

Em Sinop CUFA integra mobilizadores em prol do ProJovem Urbano


A partir desta quarta-feira a sede da CUFA – Central Única das Favelas é um dos pontos de recebimentos de matriculas do ProJovem Urbano, programa que tem como objetivo atender jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever, porem que não tenham ainda concluído a 8ª série (Ensino Fundamental), além do ponto de matricula, membros da Central Única das Favelas de Sinop, que integram o quadro de agentes matriculas estarão realizando visitas nas residências e pontos de encontros dos jovens a serem selecionados, localizado nas comunidades populares do município.


Estes jovens terão a oportunidade de se reintegrarem ao sistema escolar, receberem cursos profissionalizantes e ainda terem mensalmente uma renda de 100,00 reais.


O coordenador da Central ressalta que a parceria foi firmada posteriormente contato do assessor especial da Juventude da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rafale Henrique Cruz Santos, e que o anseio da CUFA é conseguir fazer com que o programa alcance os números planejados, alem da ampliação da parceria para os outros municípios em que tenham a CUFA instalada.


Você jovem que esta na faixa etária de 18 a 29 anos, munidos de cópias do comprovante de residência, RG e CPF e o número do PIS/PASEP pode então procurar a sede da CUFA, localizada na Avenida dos Jequitibás s/nº - anexo a Praça União do Jardim Jequitibás e/ou entrar em contato agendando visita de um dos agentes matriculas em sua residência, retificando ainda que as inscrições também podem ser feitas nos estabelecimentos escolares onde serão realizados as atividades do ProJovem.