30 de ago. de 2007

Batalhas e Intervenção de Graffite, movimentarão a Prévia do Festival Consciência Hip Hop em Sinop

As Batalhas de Break e de Frestyle (rima) e uma grande Intervenção de Graffite, acontecerão durante a Prévia do Festival Consciência Hip Hop em Sinop, neste próximo dia 02 de setembro.

A Batalha de Break, que será individual, fator estratégico para que o participante desdobre suas acrobacias e habilidade, para conseguir chegar á vitória, já que apenas o 1 colocado será contemplado com a premiação a ser definida pela organização.

Pela primeira vez em Sinop, haverá uma competição oficial para os Rimadores, nossos Mc’s, ali improvisarão no ato suas rimas, um competidor tentando de forma sadia ofuscar a participação do outro, levando o publico ao delírio e a grandes gargalhadas.

Com Kadu de São Paulo, Pack Nolé de Cuiabá, Azedo e Sabota de Sinop, acontecerá uma grande intervenção de Graffite, onde cada artista poderá retratar seu cotidiano, sua visão do mundo.

Participe desta e de todas atividades da programação da Prévia do Festival Consciência Hip Hop.

Audio-Visual, da CUFA RJ na Prévia do Festival Consciência Hip Hop em Sinop


A Cufa de Sinop receberá a visita de Carlos Saci e Thiago Conceição, integrantes da Cufa-Audiovisual do Rio de Janeiro, um dos maiores e mais reconhecidos projetos da CUFA, que há seis anos capacita jovens para o mercado de trabalho, Carlos e Thiago ainda participarão, no dia 02/09, da prévia do Festival Consciência Hip Hop.

Ambos estarão compartilhando conhecimentos e experiências com membros da Cufa de Sinop, além de participarem das Mostras de Documentários que ocorrerão na Câmara Municipal, durante a programação da Prévia do Festival Consciência Hip Hop.

Venha você também e participe desta e das demais atividades que serão desenvolvidas na Prévia do FEstival Consciencia Hip Hop.

29 de ago. de 2007

Aluno da Cufa é supostamente sequestrado em Cuiabá

Fonte: Cufa Cuiabá
Desapareceu no dia 25 de agosto de 2007 um aluno do curso de informática que a CUFA desenvolve na comunidade do bairro jd vitória.

O rapaz chamado ZAIRE GAUNA PENA de 24 anos morador da rua 13 quadra 23 s/n° do bairro jd vitória foi levado de sua residência brutamente por seis homem não identificados todos armados com armas de fogo no dia 25/08/2007.

Os homens estavam com dois carros um gol vinho e um palio branco, chegaram invadiram a residência do rapaz e o pegaram dormindo, fizeram uma bagunça total na casa do rapaz e do vizinho mais não levaram nada por isso a família pensa que as pessoas que levaram o seu familiar são da policia.

Os vizinhos disseram que talvez os policiais tivessem confundido o jovem com um outro rapaz que vivia por ali. Este outro rapaz que estava envolvido com um crime que tinha acontecido um dia antes, talvez por isso, eles o teriam levado por engano. Mas não sabe-se ainda o seu paradeiro.

Se alguém tem alguma noticia que possa levar a recuperar este jovem entre em contrato no numero de telefone: (065) 3641-3018 ou (065) 9202-9802.

Festival Calango acontece neste fim de semana em Cuiabá

Serão 47 shows. Haverá ainda debates, mostra de vídeos, exposição sobre a história do rock, entre outras atrações. Dez mil pessoas são esperadas.

por Pedro Acosta I Acosta Arquiva


foto: renato reis


Depois de um mês inteiro movimentando Cuiabá com projetos diversos, o Festival Calango chega a seu ápice. Nos próximos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, quase dez mil pessoas devem ir ao Museu do Rio para shows de 47 bandas de todas as regiões do Brasil e do Uruguai. É a quinta edição do Calango e, agora, além dos dois palcos montados para o rock, a música virá ainda de uma tenda comandada por dj's locais. É a junção da música eletrônica ao caldeirão cultural que é o Calango.

Dentro da Cidade das Artes que estará montada no Museu do Rio, por exemplo, haverá espaço para Literatura, Audiovisual e Moda, seja em estandes ou nos debates do Calango Na Mesa. Num festival que se posiciona politicamente como iniciador de várias ações no cenário cultural de Cuiabá e mesmo do Brasil, discutir práticas e conceitos tem papel fundamental.

Por isso, mais de cento e cinqüenta convidados de várias partes do país se unirão agentes locais para grupos de trabalho sobre Música, Vídeo, Literatura e Comunicação: ao fim do festival, os grupos devem concluir a Carta Calango, com novas propostas para a cultura independente. As idéias de trabalho em conjunto e continuado aqui se espalham pelo resto do Calango.
Parceiros incluem outros festivais e produtora goiana - A realização do festival, pela primeira vez, no Museu do Rio se dá dentro de um consórcio de festivais. O primeiro foi o Festival de Siriri e Cururu, no fim de semana passado, e o último será o Kura Del Sur, duas semanas depois do Calango. Juntos (há ainda o 3o. Consciência Hip Hop), e com o apoio das secretarias municipal e estadual de Cultura, os eventos devem promover uma revitalização da área do Museu do Rio, de importância histórica para Cuiabá.

Até chegar aos shows do próximo fim de semana, foram quatro prévias seletivas. A primeira delas aconteceu em maio e solidificou a parceria do cuiabano Espaço Cubo com o selo Fósforo Records, de Goiânia. Lá foram escolhidas duas bandas que tocam no primeiro dia de Calango: Unchronics e Johnny Alfredo & Os Neurônios Mongóis. Mais três prévias aconteceram em agosto, já em Cuiabá: duas na Casa Fora do Eixo e uma no Espaço Cultural Silva Freire, no Coxipó. Esta última, realizada em parceria com o Instituto Mandala, foi vencida pela banda Zen-Fin, que abre o Calango, na sexta-feira.
Entre os destaques, show da uruguaia Supersônicos - Também na sexta, o festival apresenta um show histórico: pela primeira vez, o Calango terá uma banda internacional em sua escalação. São os uruguaios Supersonicos, que apresentarão a Cuiabá sua surf music, no fim da noite. O Calango é membro-fundador da ABRAFIN, que reúne festivais de todo o Brasil, e agora trabalha na expansão de sua rede de relações a outros países da América do Sul.

O trabalho em rede com outros produtores brasileiros é parte da explicação do sucesso nacional de bandas como Macaco Bong e Vanguart. Ambas se apresentam no Calango 2007. O show da Vanguart é especialmente esperado, pois será a primeira apresentação da banda em sua cidade-natal depois do lançamento de seu primeiro disco.

Sucesso no circuito independente, o Móveis Coloniais de Acaju faz sua primeira apresentação em Cuiabá, finalmente: em pesquisas com internautas em anos anteriores, o grupo sempre esteve entre os mais pedidos pelo público cuiabano. O Móveis se apresenta no sábado, uma hora depois da Pública. A banda gaúcha conquistou o público do Grito Rock, em fevereiro, e retorna a cidade sendo apontada como "aposta". Já Daniel Belleza & Os Corações Em Fúria são bastante conhecidos na cidade: o público se rende às performances intensas da banda – seu vocalista já chegou a se cortar no palco.
Calango apresenta debates, mostras de vídeo e exposição histórica - Entre os destaques não-musicais, as mostras do Calango In Vídeo acontecem de sexta a domingo, sempre às 19h00. No programa, há vídeos universitários, videoclipes independentes e curtas underground. As reuniões do Calango Na Mesa acontecem nos mesmos dias, começando às 14h. O foco das discussões deverá ser as novas lógicas de interdependência na produção independente.

Outro marco inédito do Calango 2007 é a apresentação de uma exposição sobre a história do rock. Trata-se do Arquivo do Rock Brasileiro, projeto da paulistana Associação Cultural Dynamite com o patrocínio da Petrobrás. A exposição já foi vista por mais de seis mil pessoas em Brasília e em São Paulo e é focada nos primeiros anos de rock brasileiro. Cobrindo as décadas de 50, 60, e 70, a mostra terá fotos, capas de disco, recortes de jornal, uma linha do tempo e mais de 600 faixas a disposição do público do Calango.
Distribuição - O Calango tem ainda mais um ponto forte. Trata-se do Mercado Mix, espaço privilegiado para o escoamento de produtos culturais da cena independente nacional. Lá selos de todo o país e ainda marcas atuantes no mercado alternativo local comercializarão seus produtos.
O espaço abrigará ainda exposições culturais e oficinas, como as de moda, que serão promovidas a partir das 19h por grifes culturais da cidade.
Apoio - O Festival Calango conta com o Patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, através do Fundo Estadual de Fomento à Cultura, da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura e ainda da Sol, Cerveja Oficial do Festival Calango.

SERVIÇO


O QUE: Festival Calango reúne 48 bandas de todo o país em Cuiabá


QUANDO: Dias 31/08, 01 e 02/09 a partir das 18h30


ONDE: Praça do Museu do Rio - Cuiabá - MT

24 de ago. de 2007

Conheça algumas das atrações da Prévia do Festival Consciencia Hip Hop Sinop


O hip hop sinopense, que neste último ano, vem pluralizando suas ações, tornando-as cada vez mais profissionais, obtendo assim mais respaldo e respeito da população das mais diversas classes, usufruirá no próximo dia 02/09, de inúmeras atividades, proporcionadas pela CUFA - Central Única das Favelas, através do Festival Consciência Hip Hop.



Partindo de Debates entre sociedade e autoridades municipais e Debates entre lideranças da cultura hip hop no Estado, Mostra de Documentários, que retratam nosso cotidiano na periferia, Oficinas, Apresentações culturais, Batalhas e Shows de Rap.



Destaque neste ano de 2007, para o forte número de shows de outros municipios que sinop prestigiára, dentre eles temos como exemplo o grupo Linha Dura e Dj Taba, da capital matogrossense e o Grupo Fase Terminal, que são de Dourados - MS, para você saber um pouco mais sobre esses grupos, confira abaixo os clipes de ambos grupos.

Música 463 - Grupo Fase Terminal



Música Vanguarda - Grupo Linha Dura e Dj Taba

20 de ago. de 2007

Prévia Festival Consciencia Hip Hop será realizada dia 02/09 em Sinop

Sinop receberá no dia 02 de setembro (domingo), pelo segundo ano consecutivo a Prévia do Festival Consciência Hip Hop, que vem com objeivo de proporcionar atividades que venham a propagar o conhecimento e a consciência, dos participantes, através da educação, lazer e o esporte.

A Prévia do Consciência Hip Hop de Sinop, realizado pela CUFA – Central Única das Favelas, nos espaços da Câmara Municipal de Sinop e na Praça Plinio Callegaro, e traz como prioridades discussões ligados ao Município de Sinop em todo seu contexto, alem de discutir como a região norte vem contribuindo para o andamento da Rede Matogrossense de Hip Hop, alem de trazer a comunidade para o cinema, com mostras de documentários voltados ao cotidiano da vida na periferia.

Teremos ainda oficinas de Graffite (artes plásticas), Dj (disquei jóquei), Mc (Rimador, Mestre de Cerimônia), Break (acrobata, dançarino) e Basquete de Rua.

Festival Consciência Hip Hop, já consagrado como um dos maiores Festivais de Hip Hop do País, chega a sua 3ª edição, com grande marco de reunir sem exceção todos os Estados da Região Centro Oeste do nosso Brasil, sendo eles, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O Festival Consciência Hip Hop, tem seu lançamento marcado para o dia 16 de agosto, com a presença o anfitrião Mv Bill, e logo após o lançamento ocorre a Prévia do Festival no Município de Primavera do Leste, sendo finalizado no dia 17 de agosto com Show do Rapper Mv Bill, Barra do Garças também recebe realiza Prévia do Consciência Hip Hop nos dias 18 e 19 de agosto e Sinop fecha o tur das prévias no dia 02 de setembro.

Confira abaixo detalhadamente a programação que a Cufa de Sinop proporcionará para você:

Dia 02 de setembro - Domingo:

Consciência na Mesa

Abertura da Prévia Consciência Hip Hop
Formação de Mesa de honra com Patrocinadores e autoridades presentes
Local: Câmara Municipal de Sinop
Horário: 08:00 horas

Coofee Break
Local: Câmara Municipal de Sinop
Horário: 09:00 horas

Debate “Discutir Sinop” no contexto geral
Com Autoridades Municipais e Sociedade presente
Local: Câmara Municipal de Sinop
Horário: 09:30 ás 11:00 horas

Exibição Documentários e debates sobre os temas apresentados
Presença Equipe de Áudio-Visual CUFA do Rio de Janeiro – RJ
13:00 ás 18:00 horas

Seminário interno CUFA
Local Câmara Municipal de Sinop
Histórico e Contexto da Cufa Mato Grosso e troca de experiências com Cufa Mato Grosso do Sul.
Horário: 18:00 ás 19:00 horas


Diagnóstico da atuação do Norte do Estado na Rede Matogrossense de Hip Hop
Participarão da Mesa: (Tainara), Fabão (Carlinda), Linha Dura (Cuiabá), Brabão (Lucas do Rio Verde), Gerlan (Peixoto de Azevedo), Guina (Sorriso) e Juliano (Vera).
Mediador – Anderson (Gestor da Rede Matogrossense de Hip Hop)
Local: Câmara Municipal de Sinop
Horário: 19:30 às 20:30 horas



Consciência na Rua

Oficinas:
Graffite, Dj, Break, Mc e Basquete de Rua
Local: Praça Plínio Callegaro
Horário: 14:00 ás 16:00 horas

Intervenção de Graffite
Graffiteiros: Pack Nolé (Cbá), Sabota (Sinop) e Azedo (Sinop)
Local: a definir
Horário: a partir das 16:00 horas

A partir das 19:00 Shows Prévia Consciência Hip Hop Sinop:


Dj Black Jota (Sinop)
Dj Batman (Cbá)
Dj Taba (Cbá)

Basquete de Rua livre

Batalha de Break Individual

Batalha de Rima

A partir das 21:00 Shows Regionais com Grupos:

N’Atividade Moral (Sinop)
Face Real (Sinop)
Grupo 2ª Crônicas (Sinop)
Mano Igor (Sinop)
Mano Bill (Sinop)
Mc Gauchinho (Sinop)


Profetas do Rap (Rondonópolis)
Rei Rapper (Cbá)
288 FDK (Cbá)

Shows Nacionais com Grupos:

Linha Dura e Dj Taba

FASE TERMINAL (Dourados – MS)

Realização: CUFA – Central Única das Favelas de Sinop

Apoio: Prefeitura de Sinop, Rádio Hits Fm, Tv Cidade/Grupo Roberto Doerner e Grafpel

13 de ago. de 2007

Ministro da Justiça, visita Sinop




Neste ultimo sábado e domingo (11 e 12/08), o Ministro da Justiça esteve em Sinop, para daí se deslocar de helicóptero ao Parque Nacional do Xingu, A aldeia Iawalapiti, onde participou de um dos rituais mais tradicionais dos grupos indígenas do Parque do Xingu: o Kuarup. A celebração é feita em homenagem aos mortos nas tribos indígenas, celebrado anualmente.
Neste ano, mais de 10 etnias do Alto Xingu participaram do Kuarup da aldeia Iawalapiti. Durante a festa, os mortos foram representados por toras de madeiras, chamadas Kuarup, fincadas no centro da aldeia. Na madrugada de domingo, os índios cantaram e choraram, agitando o maracá (espécie de chocalho). Próximo das toras várias fogueiras foram acesas. A celebração é o último ritual da passagem, para que os espíritos encontrem um lugar confortável e seguro ao nascer do novo dia, quando o fogo é então é apagado.

Já em Sinop o Ministro Tarso Genro, almoçou no sábado, retornando no domingo com presidente da Funai, Marcio Meire, onde juntos almoçaram, o Ministro ainda concedeu algumas entrevistas a imprensa local, com principais assuntos sendo: pavimentação da BR-163, no trecho Cuiabá – Santarém, devido ao fato de Sinop estar inserida no PAC (Programa de Aceleração e Crescimento) e mesmo inserida, não se iniciaram as pavimentações, outro ponto importante destacado pelo Ministro é a reforma política que vem sendo discutida amplamente em Brasília, pela sociedade civil, organizações de base da sociedade, dos sindicatos, empresários

Destacamos ainda o fato do Ministro nos 02 (dois) dias que esteve no município, estar usando a camiseta da Centra Única das Favelas, evidenciando assim todo respeito, carinho e confiança do Ministro pela Instituição, que vem se expandindo por todo País, inclusive já instalada em Sinop-MT.

9 de ago. de 2007

Lançamento do programa consciência Hip-Hop 2007

Fonte: Pack Nolé - Núcleo de Comunicação

A CUFA - Central Única das Favelas de Mato Grosso convida para o lançamento do programa consciência Hip-Hop 2007.

O programa lançará os projetos: ‘ III Festival Consciência Hip-Hop’ e ‘Oficinas Consciência Hip-Hop’ que atenderá o Centro Sócio Educativo Complexo Pomeri, Programa Liberdade Assistida e a Comunidade Jardim Vitória em Cuiabá.

O Lançamento terá como anfitrião da festa, o Rapper MV Bill diretor do Documentário Falcão - Meninos do Tráfico.

O programa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública- SEJUSP, Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Serviço:
O que: Lançamento do Programa Consciência Hip-Hop
Onde: EMEB Dejani Ribeiro Campos, Rua 07 s/n ,quadra 13, Jd. Vitória
Próximo a garagem de ônibus da Pantanal transporte na Av. José Torquato
Quando: 16/08/07 às 8:00horas

6 de ago. de 2007

Bang Bang Babies é a nova banda a ser lançada pelo Compacto Rec

Banda goiana ganhará visibilidade ao lançar compacto virtual no Circuito Fora do Eixo.


A banda goiana Bang Bang Babies foi a nova escolhida a lançar um compacto pelo Compacto.Rec, proposta de comunicação e distribuição do Circuito Fora do Eixo.


A banda lança agora o single virtual homônimo, com as músicas "Lookout", "From my backyard"e "Going Down". No pacote lançado, além das músicas ficam disponibilizadas ainda as letras das canções, fotos e texto de apresentação. O formato escolhido pelo "ouvinte" pode ser tanto o digital (salvando os arquivos no computador), quanto o físico (gravando as músicas em cd-r qualquer e imprimindo as imagens que formam o encarte.


A idéia do projeto é lançar um novo compacto a cada quinze dias, sendo que cada um dos selecionados terá um pacote de divulgação contendo newsletters, banner e teaser. Os fonogramas dos selecionados são disponibilizados para download quinzenalmente em todos os sites integrados ao projeto, o que contabiliza mais de 30 páginas na internet. Além disso, os sites e blogs que publicam os compactos também se reúnem para pensar qual a melhor maneira de divulgação e distribuição desses fonogramas.

Os recém "eleitos" Bang Bang Babies são uma das grandes revelações da cena de Goiânia. Trabalham na linha do Garage Rock e do Punk. Já participaram de uma série de festivais importantes do Circuito Fora do eixo, tais como Grito Rock (MT e Brasil), PMW (Palmas-TO), Bananada (Goiânia-GO), Vaca Amarela (Goiânia-GO), além de vários eventos produzidos por agitadores musicais de Goiânia, como a Monstro Discos e a Fósforo Records .


O Compacto.Rec é um projeto derivado do programa REC (Rede de Comunicação), derivado do Circuito Fora do Eixo , que reúne produtores independentes de várias partes do país. O Compacto.Rec é o primeiro projeto de distribuição do Circuito, já trabalhando com materiais digitais e físicos; tudo lincado diretamente com uma rede de comunicação que garante a divulgação dos materiais lançados.

Cufa presente na 3º Conferência da Cidade de Sinop

A CUFA de Sinop participou nos dias 02 e 03 de agosto da 3ª Conferência da Cidade de Sinop, participaram das discussões movimentos sociais, entidades sindicais, assistenciais, empresários, acadêmicos e funcionários da Prefeitura de Sinop

O Representante da CUFA, Anderson Maciel, já fazia parte da Comissão Preparatória da Conferência, formada durante Reunião realizada no dia 25 de julho. Na Conferência, as discussões foram em torno do Tema Desenvolvimento Urbano com a Participação Popular e Justiça Social e com Lema, Avançando na Gestão Democrática das Cidades.

A participação de vários segmentos do município foi importante para levantamento de varias discussões e propostas que vem acarretar em melhorias para nossa comunidade, podendo estas propostas se aprovadas contemplarem nacionalmente nosso povo.

Durante a Conferencia da Cidade de Sinop, foram eleitos 15 delegados municipais, entre eles esta Anderson Maciel, representante da Central Única das Favelas de Sinop. Os delegados municipais estarão na Conferência Estadual, com data ainda a ser definida, defendendo nossas propostas de Sinop e posteriormente participaram da eleição dos delegados que representarão Mato Grosso em Brasília na Conferência Nacional das Cidades.